Criação do município de Aparecida está documentada no Acervo Histórico da Assembléia


02/02/2005 19:15

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Aparecida Limpeza Publica.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

acervo@al.sp.gov.br

Em 1925, uma representação dos cidadãos do distrito de paz de Aparecida, então pertencente ao município de Guaratinguetá, feita em 1925, pedia ao Congresso Legislativo do Estado de São Paulo sua transformação em município. Embora rejeitada naquela ocasião, não demorou muito para que os parlamentares paulistas aprovassem o projeto que deu origem à Lei nº 2.312, de 17 de dezembro de 1928, que criou o município de Aparecida, com sede no atual distrito de paz de igual nome, na comarca de Guaratinguetá.

As duas imagens aqui reproduzidas integram um conjunto de fotos enviadas em 1925 pelos habitantes do distrito de Aparecida, preservadas na Divisão de Acervo Histórico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Ambas vinham acompanhadas da seguinte legenda:

"As fotografias acima mostram os habitantes da rua Monte Carmelo (Aparecida) carpindo a mesma rua e fazendo a remoção do capim e lixo. Isso foi motivado pelo fato da Câmara de Guaratinguetá não mandar fazer esses serviços, não obstante o capim já estar alto e terem aparecido algumas cobras na rua."

Estas fotos fazem parte um conjunto de centenas de milhares de documentos cobrindo o período de 1819 a 1947, preservados na Divisão de Acervo Histórico e abertos à consulta pública.

Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados a partir de 1º de fevereiro de 2005 o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo terá novo horário de atendimento ao público: das 9 às 19 horas, de segundas às sextas-feiras.

alesp