Doze infocentros para o Vale do Ribeira


18/11/2005 10:17

Compartilhar:


O governo estadual anunciou na última semana a criação, no Vale do Ribeira, de 12 infocentros, espaços públicos gratuitos para uso de computadores e acesso gratuito à Internet. A notícia foi comemorada pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que desde 2004 vem lutando pela ampliação dos infocentros em todo o Estado como forma de combate à exclusão digital.

De acordo com as informações divulgadas, os equipamentos serão implantados em Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Juquiá, Miracatu, Pedro de Toledo, Ribeira, Sete Barras e Tapiraí. O compromisso é de que estas unidades estejam em funcionamento até março de 2006. Hoje, na região, somente Registro dispõe de infocentro.

"Atualmente, o acesso à informática é instrumento fundamental em praticamente todas as profissões. A exclusão digital é a face moderna da exclusão social, que precisa ser firmemente combatida", enfatiza a deputada Prandi. Presidente da Comissão Permanente de Educação, a parlamentar afirma que o Poder Público tem obrigação de levar o acesso gratuito à Internet especialmente nas áreas mais carentes.

Maria Lúcia já trabalha para que outras cidades do Vale, como Jacupiranga e Pariquera-Açu, também tenham seus infocentros. Em emendas apresentadas ao Orçamento Estadual para 2006, a parlamentar defende a reserva de R$ 1,2 milhão para criação de novos espaços públicos gratuitos de acesso à Internet na região.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp