Governador irá a Guararema no próximo dia 1º


27/06/2008 18:43

Compartilhar:


O governador José Serra estará nesta terça-feira, 1/7, em Guararema, para inaugurar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade. A informação foi confirmada pelo Palácio dos Bandeirantes ao líder do Democratas na Assembléia, deputado Estevam Galvão. O democrata acompanhará o governador " ambos deverão chegar à cidade às 14h, horário previsto para a inauguração da obra.

Convidado pelo deputado e pelo prefeito de Guararema, André do Prado, para estar presente à inauguração, Serra fez questão de ir à solenidade, já que se trata de uma obra de extrema importância para o município. A obra, orçada em R$ 21 milhões, garantirá o tratamento de 100% do esgoto coletado e tratado na cidade.

Segundo informações obtidas junto à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsável pela obra, com a inauguração da ETE, o trecho do rio Paraíba que corta a cidade ficará livre da emissão de esgoto in natura, ou seja, sem nenhum tratamento.

As obras tiveram início em julho de 2005, sendo que 70% dos recursos são provenientes da Caixa Econômica Federal e 30% são de recursos próprios da Sabesp. A ação beneficiará diretamente cerca de 18 mil pessoas.

O conjunto de obras do sistema de tratamento de esgoto da cidade compreendeu 11,5 km de redes coletoras, com 150 mm de diâmetro e a construção de duas unidades de ETE, uma no bairro do Ipiranga, próximo ao Centro, com vazão para 34 litros por segundo, e uma outra no bairro Parateí, com vazão para 15 litros por segundo. No programa, ainda consta a construção dos coletores-tronco, que ocupam 5,4 quilômetros.



egalvão@al.sp.gov.br

alesp