Deputado cobra solução para o aparelho de radioterapia da Santa Casa de Araçatuba


09/05/2008 10:43

Compartilhar:


O deputado Cido Sério (PT) apresentou nesta quarta-feira, dia 7/5, indicação para a Secretaria Estadual da Saúde cobrando novamente uma solução para o problema do aparelho de radioterapia da Santa Casa de Araçatuba.

Além da indicação, o deputado Cido Sério ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa para cobrar uma solução do secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e garantir o apoio dos deputados nesta luta. "Novamente estou nesta tribuna para pedir ao secretário da Saúde que atenda esta antiga e importante reivindicação da minha cidade. Li com alegria que o governador inaugurou um moderno hospital do câncer aqui em São Paulo. Nós, de Araçatuba, nem estamos exigindo tanto. Queremos apenas que a Secretaria de Saúde coloque um aparelho mais moderno no setor de radioterapia da Santa Casa, que já está equipada", afirmou o deputado.

Cido Sério explicou que os pacientes de Araçatuba precisam esperar cerca de dois meses para iniciar o tratamento, que hoje é feito nos hospitais de Barretos e São José do Rio Preto, obrigando os doentes a viajarem centenas de quilômetros.

"Quando o tratamento de radioterapia foi suspenso definitivamente, em 2006, a Santa Casa e a Prefeitura chegaram à conclusão de que era necessário comprar um acelerador linear, que é um equipamento mais moderno que a bomba de cobalto no tratamento radioterápico. O equipamento custa cerca de R$ 2,7 milhões. Vários pedidos já foram feitos tanto ao Governo do Estado quanto à União, mas até hoje não temos uma solução", ressaltou o deputado.

Cido Sério lembrou que em setembro de 2005 o então governador Geraldo Alckmin (PSDB) chegou a admitir a possibilidade de o Estado importar o aparelho. "Depois disso, o governo estadual inaugurou uma nova ala do hospital, na qual investiu R$ 15 milhões e que até agora não funciona por falta de uma verba de custeio para manutenção de funcionários e equipamentos. Passados dois anos, a Santa Casa continua a aguardar uma resposta do governador sobre a possibilidade de enviar para Araçatuba um acelerador linear", finalizou o deputado.



cidosério@al.sp.gov.br

alesp