Povos do mundo escrevem a Bíblia


19/08/2008 16:21

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/PRES MUSEU pres vaz ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/PRES MUSEU israel singer e amos rolnik ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima (PSDB), participou na manhã desta terça-feira, 19/8, no Museu da Bíblia, em Barueri, do lançamento do projeto Povos do Mundo Escrevem a Bíblia.

Idealizado pela instituição Vale da Bíblia, em Israel, com o apoio do governo israelense, a iniciativa pretende mobilizar 21 países na produção de exemplares manuscritos da Bíblia no idioma de cada nação envolvida. No Brasil, a coordenação do projeto estará a cargo da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Depois de completada a transcrição, todas as Bíblias manuscritas ficarão expostas na Casa da Bíblia, em Israel.

Além do presidente Vaz de Lima e dos deputados Waldir Agnello (PTB) e Gilmaci Santos (PRB), estiveram presentes diversos líderes religiosos. Representando o governo de Israel, compareceu sua embaixadora no Brasil, Tzipora Rimon.

O evento foi aberto pelo reverendo Erni Seibert, secretário de comunicação e ação social da Sociedade Bíblica, que destacou a coincidência de datas entre os 60 anos de fundação da SBB e os 60 anos de fundação do Estado de Israel, além da idéia de promover a transcrição da Bíblia de forma manuscrita. "A SBB tem em desenvolvimento projeto semelhante no Brasil, que irá transcrever um exemplar em cada Estado da federação e um no Distrito Federal. Agora iremos transcrever mais um volume dentro desse projeto de iniciativa do Vale da Bíblia", afirmou.

O projeto israelense nasceu de um concurso realizado no ano de 1999, quando foi pedido a quase 800 mil crianças de 91 países que fizessem pinturas que retratassem temas bíblicos. O sucesso da iniciativa fez com que os responsáveis pelo Vale da Bíblia, em Israel, idealizassem a transcrição manual da Bíblia em diversos países.

Para o deputado Vaz de Lima, a iniciativa é de relevância, pois pode propiciar um momento de reflexão sobre a época em que vivemos.

"Tenho uma enorme gratidão pelo ensinamento que tive da Bíblia. De formação cristã, tive e tenho um contato muito próximo com a Bíblia, por isso, quando fui convidado a participar, tinha certeza que o evento refletiria um pouco da minha história e da história de milhões de pessoas pelo mundo afora que tiveram sua formação completada com a leitura desse texto sagrado. Dessa forma, quero cumprimentar o Estado de Israel pela iniciativa e a Sociedade Bíblica do Brasil por recepcionar o trabalho em nosso país. Que essa iniciativa sirva para a implantação de mais justiça, mais solidariedade e mais paz no mundo", afirmou.

O deputado Vaz de Lima iniciou a transcrição do livro sagrado pelo capítulo 1, versículo 1, do Livro do Gênesis. O deputado Waldir Agnello foi o responsável pela transcrição do trecho relativo ao capítulo 25, versículo 1, do Livro do Gênesis; o deputado Gilmaci Santos transcreveu o capítulo 25, versículo 1, do Evangelho de Mateus.

alesp