Baixada Santista pode se tornar referência em bioenergia, petróleo e gás, diz deputada


20/08/2009 12:01

Compartilhar:


"A Petrobras é ousada e, por isso, fez todas essas descobertas no pré-sal. E a empresa deve ousar ainda mais. Nossa região pode se tornar referência mundial em bioenergia, petróleo e gás." A opinião é da deputada Maria Lúcia Prandi (PT) e foi manifestada durante evento sobre o tema "Impactos do Pré-Sal no Desenvolvimento de São Vicente", na terça-feira, 18/8.

A realização foi da Secretaria de Planejamento e Gestão Orçamentária (Seplan) e contou com a participação, como palestrante, do gerente geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras, José Luiz Marcusso.

O objetivo do encontro foi atingido: promover amplo debate sobre o assunto, possibilitando traçar um paralelo entre as novas descobertas e os benefícios que poderão trazer para os vicentinos.

Para o secretário de Planejamento, Emerson dos Santos, é importante que o morador de São Vicente tenha uma visão mais ampla, principalmente em relação à qualificação de mão-de-obra, para que possa ocupar as vagas que serão geradas pela petrolífera. A meta é que o município aproveite as oportunidades que surgirão para alavancar o desenvolvimento.

A deputada Prandi avalia que o compromisso do gerente Marcusso com a Petrobras e com a região é fator positivo e promissor. Antes mesmo do prazo esperado, a Petrobras começou a operar na Bacia de Santos. Há seis sondas de perfuração atuando na exploração no pré-sal, Polo de Tupi, com previsão da ampliação das atividades.

"Como São Vicente se insere nesse processo todo sobre os impactos do pré-sal? Como vamos participar diretamente? Com empresas, com mão-de-obra, com qualificação do trabalhador?", questiona Prandi, reafirmando a importância de aprofundar os debates em torno dos impactos econômicos, sociais e ambientais.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp