Claury debate políticas universitárias na USP

Deputado anunciou a reapresentação da emenda à LDO que propõe suplementação de verbas
15/05/2001 15:06

Compartilhar:


A Universidade de São Paulo (USP) realizou na última quarta-feira, 9/5, o I Fórum de Discussão de Políticas Universitárias. Participaram do evento representantes das três universidades públicas do Estado e também do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, mantenedor da Fatec. O deputado estadual Claury Alves da Silva (PTB) integrou a mesa de debatedores formada pelo reitor da Unesp, professor José Carlos de Souza Trindade, coordenador da discussão; pelo professor Hélio Nogueira da Cruz, coordenador de Administração da USP; pela Dra. Nina Beatriz Stocco Ranieri, chefe de gabinete do reitor da USP; e pelo professor da Unicamp, Adolpho Hengel Traub, coordenador do Fórum das Seis Entidades, que congrega as associações de docentes e sindicatos de funcionários das três universidades estaduais paulistas.

O deputado Claury voltou a defender a necessidade de se criar mecanismos para a recuperação dos recursos gastos com precatórios, folha de inativos e com a manutenção dos hospitais universitários nos 12 anos de autonomia universitária. No ano passado, Claury foi autor da emenda 4714 ao Projeto de Lei 527/2000 (LDO). A emenda autorizava a suplementação de recursos e foi aprovada, mas não chegou ao orçamento do Estado para 2001.

Na terça-feira, 8/5, o deputado Claury apresentou nova emenda de mesmo conteúdo à LDO 2002. Para o parlamentar, as universidades não podem ser penalizadas com gastos que não se referem às suas atividades fins. Vários dos títulos precatórios, segundo Claury, foram gerados por conseqüência dos planos econômicos editados pelo governo federal. "O Sistema Único de Saúde não cobre boa parte dos custos dos hospitais universitários que atendem à população, e a folha de inativos, no caso da USP, ultrapassa em 20% sua execução orçamentária.", argumenta.

Claury declarou-se contra a reserva de vagas para alunos oriundos do Ensino Médio público. "Nossa preocupação tem que ser voltada à melhoria da qualidade na base da educação pública, desde o Ensino Fundamental", acredita o deputado.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Claury Alves da Silva - 3886-6383/6859)

alesp