Hamilton Pereira tem apoio de CDHU para implantação do Projeto Horizonte

Projeto utiliza a mão-de-obra de presos para fabricação de materiais de construção e edificação de casas populares
23/08/2001 15:30

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT), 1.º secretário da Assembléia Legislativa, recebeu o apoio do gerente de Ação Regional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Benedito Carlos Pereira Pascoal, para implantação do Projeto Horizonte, de sua autoria, em Sorocaba.

Hamilton Pereira esteve na sede da CDHU nesta quarta-feira, 22/8, quando falou do Projeto, que utiliza a mão-de-obra de presos para a fabricação de materiais de construção e edificação de casas populares. Segundo Benedito Carlos, o projeto terá todo o apoio da Companhia, que disponibilizará sua equipe para prestar assistência técnica na vistoria dos materiais produzidos, para que estes se encaixem nos padrões técnicos e de qualidade da CDHU.

A regional de Sorocaba administra 62 municípios e está com previsão de iniciar novos projetos nos municípios de Araçoiaba da Serra, Boituva e Capão Bonito. Hoje, a Companhia tem em andamento a edificação de 2.256 habitações na região com média de custo entre R$ 12 mil e R$ 13 mil. As casas são direcionadas para famílias que não possuam imóvel próprio, residentes no mesmo município há três anos e com renda inferior a dez salários mínimos.

Segundo Benedito Carlos, Sorocaba tem hoje aproximadamente 20 mil habitantes que não possuem casa própria. "Na região, este déficit sobe para aproximadamente 50 mil, porém esta é uma estimativa que representa apenas 30% dos casos reais", explica o gerente da CDHU.

Para Hamilton Pereira, o apoio da CDHU ao projeto é de fundamental importância. "Nossa expectativa é de que quando o Horizonte já estiver num estágio avançado, possamos abastecer toda a demanda da CDHU, tanto de materiais como de mão-de-obra", afirma o deputado. "Afinal, nosso objetivo é, além de garantir uma profissão aos apenados, diminuir os gastos do Estado com a construção de casas populares para que um maior número de pessoas possa ser atendido", completa.

Hamilton Pereira já recebeu o apoio do secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, dos diretores das penitenciárias de Sorocaba, e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, que se comprometeu a avaliar os espaços físicos das unidades penitenciárias do município para a montagem das oficinas de trabalho e elaborar projetos que tornem possível a produção de materiais para a construção de casas populares.

O deputado também procurou a Prefeitura de Sorocaba para propor que o município seja beneficiado com a construção de casas populares, porém ainda não recebeu nenhum retorno.

alesp