Basta de violência

OPINIÃO - Romeu Tuma*
13/05/2004 19:56

Compartilhar:


A nossa sociedade tem assistido estarrecida a cenas de violência e de carnificina incomuns, que afrontam e agridem a dignidade humana. Soldados norte-americanos, militares de carreira, torturando civis iraquianos. Iraquianos degolando, via satélite, um civil norte-americano. Governantes desmentem e logo em seguida são desmentidos. Nossas crianças assistem estarrecidas a cenas de terror explícito, no horário nobre. Voltamos ao tempo da barbárie. Que civilização é esta? Como se tais atrocidades não bastassem, assistimos na noite de segunda-feira, pela TV, quando terminou o jogo de futebol entre o São Caetano e o América do México, a agressão covarde praticada contra um jogador brasileiro. Ele foi atacado pelas costas, por um jogador que lhe desferiu uma cabeçada e uma cotovelada.

O agressor foi expulso e esperou o fim da partida para tentar tumultuar o ambiente, iniciando uma verdadeira batalha campal, ao incitar os torcedores a agredirem os brasileiros presentes no estádio.

Vimos cenas de arrepiar. Por pouco não assistimos a uma verdadeira tragédia. Os torcedores insuflados pelos jogadores mexicanos arremessavam tudo o que tinham às mãos, para o gramado.

Até um carrinho de mão, desses de pedreiro, utilizado em obras, foi arremessado pelos torcedores ensandecidos contra o policiamento, que em número reduzido tentava colocar ordem na casa.

Essa equipe tem que ser suspensa, de forma definitiva, da Copa Libertadores. Seu estádio precisa ser interditado e os responsáveis pelo time precisam ser punidos rigorosamente, a começar pelo jogador agressor, por comprometer o espetáculo futebolístico com atitudes anti-esportivas.

É preciso acabar com a impunidade. Devemos cobrar dos clubes, das torcidas, da imprensa e da sociedade como um todo, a indignação que fatos como esse despertam. Precisamos incentivar campanhas contra a violência. O futebol precisa ser preservado como espetáculo e nossa população precisa ser preservada dessa violência.

Romeu Tuma é deputado estadual pelo PPS

alesp