Estado paga bônus a profissionais da Educação


10/02/2005 17:06

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O deputado Arnaldo Jardim, líder do PPS na Assembléia Legislativa, participou nesta quinta feira, 10/2, juntamente com o governador Geraldo Alckmin, de cerimônia realizada na escola Pandiá Calógeras, no bairro da Mooca, em São Paulo. O governador anunciou o pagamento de bônus para os 232.350 servidores da área da Educação, dos quadros de magistério e de apoio.

O investimento para o pagamento do bônus é superior a R$ 761 milhões - maior

valor gasto desde a implantação do benefício. Professores e funcionários da Secretaria da Educação que tiveram pontuação máxima receberão um certificado em nome de todos os outros profissionais.

O bônus do Quadro do Magistério e o de Merecimento foram criados pelo Governo do Estado, com o objetivo de incentivar e beneficiar profissionais que demonstram comprometimento com um ensino público de qualidade.

"A cada ano, a Secretaria Estadual da Educação vem aprimorando os critérios para definição do valor do bônus. Em 2000, o prêmio era destinado aos docentes, onde se contava apenas a freqüência individual. A partir de 2002 outros critérios foram sendo acrescidos, tais como: projetos desenvolvidos nas unidades escolares, índice de abandono escolar e ações envolvendo a comunidade entre outros", afirmou Jardim.

Segundo o deputado, para imprimir cada vez mais transparência à concessão do bônus do Quadro do Magistério e à participação dos profissionais, a Secretaria de Estado da Educação realizou, em novembro do ano passado, uma consulta pública sobre os critérios que deveriam constar da definição da premiação. Entre as alterações realizadas está a inclusão de critérios como a avaliação realizada pelo Conselho de Escola, na qual a comunidade local tem a oportunidade de se manifestar sobre o desempenho da escola e a valorização da participação dos profissionais em cursos de formação continuada.

Para o deputado Arnaldo Jardim, o governador Geraldo Alckmin, "fez jus aos educadores e profissionais envolvidos que, sem dúvida, representam a principal estrutura para a formação dos jovens". Além disso, Jardim parabenizou o empenho do secretário Gabriel Chalita no desenvolvimento de um trabalho diferenciado na área educacional. "Os alunos do ensino médio diurno voltarão às aulas no próximo dia 14, com o aumento da carga de 25 horas para 30 horas semanais de aulas", lembrou Jardim. "Com isso o Estado demonstra, por meio do investimento em um ensino público de qualidade, a preocupação com o Magistério e seus profissionais", concluiu Jardim.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp