Contra corte nas aulas de história, geografia e educação física


22/12/2008 19:15

Compartilhar:


A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) enviou ofício à secretária de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, protestando contra a redução das aulas de história, geografia e educação física no ensino médio. Ao longo dos três anos do ciclo, cada uma das três disciplinas perdeu 80 aulas. Membro da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, a parlamentar estuda uma ação contra o corte junto ao Ministério Público.

"É mais um golpe contra a qualidade do ensino no Estado. O grupo político que está no poder há 14 anos comete um novo crime de lesa-geração", dispara Prandi. Segundo a parlamentar, o Estado tinha outros caminhos para incluir sociologia e filosofia, que voltaram a se tornar matérias obrigatórias com a sanção de nova legislação federal, que alterou o artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

"Há espaço na grade para a inclusão das duas disciplinas sem necessidade de reduzir as aulas de história, geografia e educação física. Bastava utilizar parte do horário reservado para as chamadas disciplinas de apoio curricular. No diurno, também seria viável investir na ampliação da permanência do aluno na escola. Mas o Estado adota uma solução de caráter meramente economicista, que não preocupa com a qualidade e o conteúdo do Ensino".

Particularmente grave é a situação da educação física, que foi cortada do terceiro ano do ensino médio, o que é proibido pela LDB. De acordo com a legislação federal, nos três anos do ciclo deve haver aulas de educação física.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp