Ambulâncias para municípios do litoral e do Vale do Ribeira


29/03/2010 16:43

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/PRANDISAMU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Baixada Santista, o Litoral Norte e o Vale do Ribeira vão receber 33 ambulâncias do Samu/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os veículos foram entregues pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, durante solenidade realizada no dia 25/3, no interior de São Paulo, quando foram disponibilizadas 650 ambulâncias para mais de 500 cidades de todo o Brasil. A notícia foi comemorada pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que vem reivindicando mais investimentos na rede pública de saúde das três regiões.

"É uma conquista importante para a Baixada, o Vale e o Litoral Norte, regiões cortadas por muitas rodovias e estradas, o que contribuiu para um número elevado de acidentes com vítimas graves. A vinda das ambulâncias do Samu dará mais agilidade e eficiência ao socorro em casos de emergência, contribuindo para aumentar o número de vidas salvas", enfatiza a deputada, ressaltando que o governo Lula repassará recursos para a manutenção das equipes de resgate.

De acordo com a listagem divulgada pelo Ministério da Saúde, a Baixada receberá 20 unidades do Samu/192, divididas entre Guarujá (5), Santos e Praia Grande (4 cada), Bertioga, Peruíbe e Mongaguá (2 cada) e Itanhaém (1). No Vale, serão duas unidades para Itariri e Pedro de Toledo. No Litoral Norte, os quatro municípios da região serão contemplados: São Sebastião (4), Caraguatatuba e Ubatuba (3), e Ilhabela (1). "Na Baixada, Cubatão e São Vicente já dispõem do serviço. Por isso, não foram contempladas agora", explica a deputada Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp