Comunicação comunitária poderá ter recursos públicos


01/06/2011 17:54

Compartilhar:


Quando falamos em meios de comunicação, nossa referência são os grandes jornais e as grandes emissoras de rádios e TVs. Mas, em escala de difusão menor, a comunicação comunitária, que inclui os chamados jornais de bairro e as rádios comunitárias " recentemente surgiram os blogs e sites " cumpre o papel de fazer chegar à população local a notícia de forma mais acessível e sem custos para o leitor.

Pensando nesse importante papel social da mídia local, o deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT) apresentou a emenda 67 à LDO, publicada em Diário Oficial do Estado de 25/5, que prevê que o mínimo de 30% dos recursos previstos para comunicação no orçamento do Estado, seja destinado aos gastos com a comunicação local e gratuita, por meio de anúncios ou matérias prontas (releases) que digam respeito ao governo do Estado. O texto da proposição tem a justificativa de que "é importante garantir o sustento financeiro das comunicações locais, seja de bairros, regiões ou municípios, para que toda a população tenha acesso às informações e conteúdos dos programas do governo estadual".

Para Marcolino, uma das funções da mídia local é "despulverizar" as informações da grande imprensa, adequando-as ao público local. Noticiar também os problemas e serviços das comunidades e regiões é uma alternativa para a divulgação das atividades governamentais junto a segmentos da população que a grande mídia não alcança. (da)



lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp