Região Metropolitana de São Paulo em debate


07/04/2011 16:38

Compartilhar:


Os deputados estaduais do PT e prefeitos dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e de Jundiaí, administrados pelo PT, discutiram na quarta-feira, 6/4, o Projeto de Lei Complementar que propõe a reorganização da RMSP e a criação de Conselho e Fundo de Desenvolvimento com a participação dos municípios.

O ex-deputado e prefeito de Diadema, Mário Reali, autor de um substitutivo ao PLC, deu voz às críticas ao projeto de Executivo sobre a Região Metropolitana de São Paulo em trâmite na Assembleia: "O objetivo do Conselho e do Fundo será o de resolver os problemas da Região Metropolitana e, para isso, as prefeituras devem ter direito a voz com igualdade de peso em relação ao Estado".

Os prefeitos de Carapicuíba, Guarulhos, Osasco, Suzano, Várzea Paulista e Mauá também criticaram a postura do governo estadual e enfatizaram a necessidade de participação dos municípios da região no debate sobre sua organização.

A bancada do PT na Assembleia propõe a discussão do projeto em audiências públicas em cinco sub-regiões da Região Metropolitana da Grande São Paulo e uma maior autonomia para essa entidade administrativa.

O líder da Bancada do PT, deputado Enio Tatto, quer uma reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano antes da audiência pública que a Assembleia está organizando sobre o tema para o próximo dia 12/4.

"Temos que levar nossas ponderações, nossas sugestões. Esse projeto não pode deixar de ser debatido com as autoridades locais e sociedade, pois engloba 39 municípios e cerca de 20 milhões de pessoas que moram e trabalham na Região Metropolitana", ressaltou Tatto.



imprensa@ptalesp.org.br

alesp