Deputado Gondim defende participação da sociedade no gerenciamento de recursos hidrícos


10/08/2000 17:03

Compartilhar:


O deputado Luis Carlos Gondim (PV) defende o envolvimento da sociedade em parceria com o Poder Público para viabilizar um eficiente gerenciamento da água no Brasil. Preocupado com a escassez de água potável que ameaça o planeta, Gondim participou do 1º Congresso Mundial de Águas Subterrâneas, realizado em Fortaleza (CE), na semana passada.

Segundo o parlamentar, "o Brasil conta com 16% da água potável disponível no mundo, mas apesar disso, a população ainda sofre devido a problemas primários de abastecimento de água e saneamento básico e isto implica uma questão muito séria de saúde pública. Em São Paulo, por exemplo, que está à frente de muitos outros Estados da União, ainda temos grandes problemas de falta de água tratada. Dos cerca de 15 mil poços artesianos existentes no Estado, somente pouco mais de 4 mil estão cadastrados pela Sabesp e pelo DAEE. Este quadro precisa ser revertido o quanto antes e isto depende também da participação ativa da sociedade civil neste processo".

Gondim lembra que em muitas regiões brasileiras a população rural ainda

consome água de cacimbas e poços sem tratamento adequado, que representa um

grande risco à saúde. Na opinião do parlamentar, em todo o mundo a demanda vem aumentando de forma significativa e se não forem tomadas providências urgentes, a população sofrerá conseqüências desastrosas. "As grandes metrópoles não contam com recursos hídricos suficientes diante da crescente demanda e do aumento populacional, isto sem falar no passivo sanitário, que não vem sendo assumido pelos governos federal e estadual e pode significar verdadeiros desastres ecológicos", alertou o deputado. Ele defende a realização de campanhas governamentais para alertar a população sobre a necessidade de utilização racional dos recursos hídricos com o objetivo de evitar desperdícios e possíveis contaminações, sobretudo nos grandes centros urbanos.

(Mais informações, ligue para o gabinete deputado Luis Carlos Gondim - 3886-6549/6552)

alesp