Problemas de telefonia afetam a educação em Salesópolis


18/10/2005 17:27

Compartilhar:


"Os estudantes de Salesópolis também estão privados do acesso à internet, o que prejudica o processo de educação. É necessário mudar essa situação para que Salesópolis não seja visto como um município de segunda categoria". Esta manifestação partiu do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), na tribuna da Casa nesta segunda-feira, 17/10, a propósito dos problemas enfrentados pelos munícipes que são assinantes da Telefonica e utilizam o sistema via rádio conhecido como Wireless Local Loop (WLL).

O deputado lembrou que no dia 13 deste mês debateu em seu gabinete os problemas de telefonia enfrentados pelos assinantes de Salesópolis com o diretor de Relações Regionais da Telecomunicações de São Paulo S.A. (Telefonica), Evair Morais, o prefeito da cidade, Benedito Rafael da Silva (PL), os vereadores Claudinei José de Oliveira, o Nei (PL), Mário Barbosa Pinto (PV) e Jair dos Santos (PSDB), este presidente da Câmara Municipal local.

A comitiva de políticos de Salesópolis se queixou que os 1.083 usuários " praticamente a metade dos 2.276 assinantes do município " usam o sistema WLL não têm acesso a serviços como o de transmissão de fax ou internet, seja banda larga ou discada. Além disso, o sistema não funciona direito e na maior parte do tempo não tem sinal, o que afastaria empresas interessadas em se instalar no município. O diretor da Telefonica se comprometeu em solucionar os problemas apresentados.

"Saímos da reunião confiando que a Telefonica possa atender de maneira rápida e eficiente a população de Salesópolis, substituindo esse sistema por ligações telefônicas via cabo", prosseguiu Figueira em seu pronunciamento. Para ele, a cidade que tem quase toda a sua área considerada de manancial é prejudicada economicamente pelos problemas de telefonia.

Figueira disse que, para atrair empresas, em novembro próximo a Prefeitura realizará uma seminário sobre desenvolvimento sustentável, tendo em vista as poucas possibilidades de atividades econômicas permitidas no município em função das restrições da legislação ambiental. "Afora isso, empresas não se instalam no município porque não dispõem da possibilidade de usar fax ou internet, um imperativo na comunicação de hoje em dia, tanto para empresas quanto para a educação de nossos alunos", concluiu o deputado do PT.

fausto@faustofigueira.com.br

alesp