Da Tribuna


14/06/2011 19:54

Compartilhar:


Embusteiro



Olimpio Gomes (PDT) disse estar apreensivo com relação ao aumento salarial dos policiais, haja vista ter ouvido do comandante geral que eles não precisam se preocupar, pois irão recebê-lo em julho. "De que maneira o comandante pretende pagar os policiais se o governador ainda não enviou à Casa o projeto de aumento e temos apenas sete dias úteis para votação, pois o recesso está chegando?" disse Gomes. Na segunda-feira, 13/6, na Praça da Sé, o deputado acompanhou manifestação de apoio aos bombeiros do Rio de Janeiro: "A manifestação é um desagravo aos bombeiros que estão sendo enganados pelo governador embusteiro, Sérgio Cabral". (MZ)



Perplexidade



Carlos Giannazi (PSOL) manifestou sua total perplexidade pelo editorial da Folha de S. Paulo publicado nesta terça-feira, 14/6, intitulado Incêndio no Quartel. O editorial, de acordo com o deputado, é direitista e retrógado e pede a punição dos bombeiros que ganham o piso mais baixo do país, R$ 900, mas não ataca o governador Cabral por esse estado de humilhação que impôs aos servidores. "A Folha não é um jornal liberal, está apenas reproduzindo o que pensam os governos diante dos movimentos sociais, como sempre no Brasil". (MZ)



Discordância



Jooji Hato (PMDB) asseverou que não concorda com os atos do governador do Rio de Janeiro e lembrou seu pronunciamento a favor dos bombeiros. "O salário dos bombeiros do Rio é o pior do país. O governador é do meu partido, porém essa é uma questão apartidária. Esses servidores merecem ganhar o pão de cada dia. Todos os policiais do Rio estão usando tarja vermelha em consideração aos colegas. Vamos intervir junto ao governador do Rio, pois todos merecem direito à vida digna". (MZ)



Reflexões



José Bittencourt (PDT) expôs sua opinião sobre a situação dos guardas municipais que, se condenados a cumprir pena, são mandados para prisão comum. Segundo Bittencourt, o trabalho deles é correr atrás de bandido. Por essa razão, entende que, a exemplo dos policiais militares, não devem ser presos junto com bandidos para não correrem risco de morte. "Quem é custeado pelo Estado precisa por ele ser preservado", afirmou o deputado. (MZ)



Empreendedorismo



Itamar Borges (PMDB) informou que o trecho da rodovia Assis Chateaubriand, que liga o município de São José do Rio Preto a Barretos, precisa de reformas urgentes. Ele ainda convidou os deputados para participarem do lançamento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, que acontece na terça-feira, 21/6, às 10h, no Legislativo paulista. Borges também informou que, no dia 30/6, haverá seminário na Casa sobre guerra fiscal, com objetivo de "conscientizar o governo federal do quão negativo é este clima de guerra fiscal (entre Estados) no país". (DK)



Vai controlar o quê?



Referindo-se à reunião da Comissão de Fiscalização e Controle, Marcos Martins (PT) mostrou-se insatisfeito com a ausência de todas as empresas convidadas para prestar esclarecimentos ao órgão técnico. "É uma falta de consideração e de respeito para com a comissão, que tem como função principal a fiscalização. Vai controlar o quê dessa forma?", queixou-se. Martins também citou a recente queda de energia na Casa e a falta de água e de luz em alguns municípios paulistas. "Esperamos que esses problemas sejam resolvidos e que esta Casa seja respeitada", pediu. (DK)



Prevenção de acidentes



Welson Gasparini (PSDB) apelou às lideranças de diversos partidos para que o PL 405/2011, de sua autoria, que cria o Programa Educacional de Prevenção de Acidentes na Infância como atividade extracurricular obrigatória na rede estadual de ensino, seja debatido e votado. Gasparini ainda citou diversos dados acerca de acidentes envolvendo crianças. "Segundo o Unicef, 830 mil crianças morrem, por ano, vítimas de acidentes no mundo todo. Quais as providências que os governantes estão tomando para evitar esses acidentes que tiram a vida de quase um milhão de crianças?", questionou. (DK)



Hospital às moscas



"Se depender da Justiça Militar do Rio de Janeiro, os 439 bombeiros já estão expulsos e não é a punição que vai resolver a questão", afirmou Olimpio Gomes (PDT) referindo-se ao processo aberto contra a categoria, que reivindica por melhores salários. Gomes ainda comentou situação em que se encontra o Hospital São José, situado no bairro do Imirim, que está fechado há dois anos e com apenas "um vigilante, de empresa privada, fazendo a guarda das instalações. O hospital fechado, com seu equipamento apodrecendo... Que vergonha, Geraldo Alckmin", lamentou. (DK)



Retrocesso



Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que está havendo dois retrocessos no parlamento federal. O primeiro é a recente aprovação do Código Florestal, que, segundo o deputado, anistia os desmatadores até a promulgação da lei e beneficia os grandes latifundiários. "Outro projeto, que trata do fim do sigilo dos documentos oficiais do governo, já estava pronto para ser votado. Porém, os senadores José Sarney e Fernando Collor solicitaram à presidente Dilma que intercedesse no sentido de que fosse retirado o pedido de urgência na votação. Apelamos à presidente que não atenda a esses pedidos, pois o nosso povo precisa conhecer sua história", declarou Giannazi. (BA)



Culpa da privatização



Antonio Mentor (PT) tratou da falta de energia elétrica ocorrida em São Paulo, que, segundo ele, evidenciou a incapacidade da AES Eletropaulo de lidar com situações de emergência. Ele lembrou que, desde a privatização da empresa, ele já havia anunciado que o caos energético agora instalado iria acontecer. "Vemos as consequências desta malfadada privatização da Eletropaulo, que foi comprada pela AES, já denunciada por fraudar seus balanços. Agora, o governo estadual, o Ministério Público e o Procon pedem intervenção na administração da AES, que conseguiu liquidar com todo o patrimônio da antiga Eletropaulo." (BA)



Combate às drogas



Jooji Hato (PMDB), a propósito da reunião da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack a outras Drogas, declarou que é necessário combater esta ameaça aos nossos jovens. Citou que, além do crack e do oxi, agora descobriram uma nova droga, chamada hulk, assim denominada por se tratar de pedras verdes. "Essas drogas vêm da Colômbia, do Peru, do Paraguai, mas principalmente da Bolívia. Precisamos fiscalizar melhor nossas fronteiras". Lembrou ainda que a bebida alcoólica, também uma droga, é legal no país e ceifa anualmente milhares de vidas, além de consumir recursos dos cofres públicos, que poderiam ir para a educação. (BA)



Crack e outras drogas



Carlão Pignatari (PSDB) defendeu a união de esforços entre sociedade civil e governo no combate e prevenção ao uso de drogas. Pignatari citou especificamente os graves danos que o crack, o oxi e a droga conhecida como hulk (por ser verde), tem provocado aos jovens brasileiros, desestruturando as famílias. O deputado manifestou também sua preocupação com o uso de bebidas alcoólicas por adolescentes e disse ser a favor da redução do horário em que as bebidas podem ser vendidas no Estado, como meio de coibir o abuso. Segundo ele, a Assembleia pode colaborar com esse debate, promovendo fóruns de discussões sobre o assunto. (BC)



Indústria da lama



Declarações do governador Geraldo Alckmin, feitas nesta semana à imprensa, sobre as enchentes nas avenidas marginais, na capital, foram alvo das críticas de João Antonio (PT). De acordo com o parlamentar, o governador desdisse o que havia afirmado durante cerimônia de conclusão das obras para o rebaixamento da calha do Tietê, de que por 100 anos não haveria enchentes no entorno do rio. Na entrevista desta semana, o governador admitiu a possibilidade de ocorrerem novas enchentes na região em 2012. Para o deputado, existe uma "indústria da lama" que faz alguém lucrar com a falta de manutenção da calha do rio. (BC)

alesp