Homenagem às mulheres negras


21/05/2004 15:01

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) apresentou moção de congratulações na Assembléia Legislativa, homenageando ao Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba (Momunes) e, extensivamente, todos os negros, pela passagem do dia 13 de maio.

O Momunes surgiu em fevereiro de 1999, a partir de um coral de mulheres. Depois, agregou o trabalho social realizado junto às mulheres negras. Hoje, elas recebem apoio psicológico e participam de cursos de geração de renda. Além disso, foi criado o Quilombinho, um projeto que envolve a transmissão da cultura afro, dança, música e história para crianças.

O Momunes sobrevive da renda dos eventos que promove e da doação de colaboradores. Ao todo, o movimento congrega hoje pouco mais que 30 mulheres no coral e 40 crianças de 7 a 14 anos que participam do projeto Quilombinho.

Na mensagem da moção, a deputada comenta ainda da sua satisfação por ter conseguido criar para o movimento o primeiro curso de pós-graduação voltado exclusivamente para negros de Sorocaba e talvez do Brasil. Patrocinado pela Fundação Douglas Andreani, o curso de gestão empresarial começou há um ano e meio na Fundação Getúlio Vargas e conta com 42 alunos.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp