Da Tribuna


25/08/2009 19:21

Compartilhar:


Melhoria das audiências públicas



Vitor Sapienza (PPS) falou a respeito do aperfeiçoamento que a as audiências públicas realizadas pela Comissão de Finanças e Orçamento sofreram no período de cinco anos. Apesar da melhora no processo, para o deputado falta maior comunicação por parte das autoridades envolvidas que, segundo ele, explica o baixo índice de participação da população. De acordo com Sapienza, o presidente da comissão, Mauro Bragato (PSDB), deve começar a exigir a análise dos gastos públicos que são realizados. Para ele, essa análise dará condições para que a população conheça a competência, a honestidade e de que forma o dinheiro arrecadado foi utilizado. (NS)

Guarda civil metropolitana

Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre a manifestação dos servidores da guarda civil metropolitana que, segundo ele, estão paralisados, reinvindicando melhoria nas condições de trabalho e denunciando o abandono por parte do prefeito Gilberto Kassab. De acordo com o deputado, o prefeito tem criado fatos políticos para dar maior visibilidade à sua figura política, como a criação de um PL que, segundo ele, dá gratificação para alguns setores da polícia, mas não para a guarda que é da prefeitura. Para Giannazi, além do descaso, Kassab também realiza um desvio de função na guarda. "A guarda tem que estar nas escolas, nos hospitais, e não atrás de camelôs", declarou. (NS)

Audiências públicas

Mauro Bragato (PSDB) parabenizou o investimento do governador José Serra que entregou um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no município de Dracena, em SP. Para o deputado, é um investimento social que preenche a lacuna no atendimento de saúde da região. Bragato ressaltou a necessidade de melhoria na comunicação das audiências públicas da Comissão de Finanças e Orçamento, previamente discutida pelo o deputado Vitor Sapienza. "É uma caminhada que tem dado certo e devemos nos aprimorar cada vez mais", declarou. (NS)



TV Cultura e microempreendedores

Hamilton Pereira (PT) comentou o fim da greve dos funcionários da TV Cultura que, segundo ele, reinvindicavam o pagamento do reajuste salarial de 6,5%. Segundo Hamilton, os funcionários da TV Assembleia são associados à TV Cultura e também estão sem o reajuste. O deputado também parabenizou o programa do presidente Lula que regulariza o trabalho dos microempreendendores do país. Segundo ele, os vendedores autônomos poderão regularizar a sua atuação, mediante o pagamento de R$50, e terão a condição de se aposentarem. (NS)





Máquinas de braile e Daniel Dantas

Rafael Silva (PDT) elogiou a posição do apresentador José Luiz Datena, que, segundo ele, levantou uma importante questão, defendendo os interesses dos deficientes visuais. De acordo com o deputado, uma ordem judicial fez com que a entidade Laramara fosse impedida de fabricar e comercializar máquinas de braile para deficientes visuais. Silva comentou ainda a investigação realizada pelo governo americano que, segundo ele, constatou mais de 240 milhões de dólares na conta do banqueiro Daniel Dantas nas Ilhas Caymans. "Existem presos nos EUA por muito menos. Quem sabe assim a população brasileira exija a sua punição", declarou. (NS)

Audiências e Disque denúncia

Olimpio Gomes (sem partido) parabenizou o deputado Mauro Bragato (PSDB) pela sua condução das audiências públicas do Orçamento. "Se as alterações desejadas não forem realizadas, tenham certeza de que a Comissão está realmente se esforçando", afirmou. O deputado também manifestou sua solidariedade aos guardas civis metropolitanos que, de acordo com ele, estão em uma condição de extrema penúria. Gomes ressaltou ainda a importância de a população utilizar o Disque Denúncia para denunciar crimes. Para o deputado, essa é a única forma de se quebrar a lei do silêncio que, segundo ele, oprime os cidadãos. (NS)

O Hospital Sorocabano

O deputado José Bittencourt (PDT) disse que visitou o Hospital Sorocabano, na Lapa, agora com nova direção, a cargo de Cássio Souto e José Carlos Simeão. "A administração atual deste hospital público pretende apurar os problemas ocorridos na gestão anterior e corrigi-los. Venho externar minha solidariedade aos médicos, ao departamento jurídico e a todos os envolvidos na nova gestão do hospital, que certamente dará novo fôlego ao Hospital Sorocabano. Existe a possibilidade de que venhamos a nos encontrar com o secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, para ver o que é possível ser feito para resgatar e ampliar os serviços do hospital. (BA)

Novas vagas nas universidades

"Estive em São Bernardo do Campo junto com prefeitos da região e o presidente Lula, que foi à cidade inaugurar o início das obras do campus da Universidade Federal de São Bernardo do Campo", declarou o deputado Vanderlei Siraque (PT). O parlamentar comentou que Lula, que não é doutor, instalou novas universidades federais e campus para os filhos dos trabalhadores da região do ABC poderem estudar. "Estamos no rumo certo. Quando Fernando Henrique era presidente, o governo federal não criou uma vaga sequer de universidade no Estado de São Paulo", acrescentou. (BA)



Menos proteção

Olímpio Gomes (sem partido) disse reiterar sua preocupação com a segurança pública no Estado de São Paulo. De acordo com o deputado, o governo estadual pretende baixar uma portaria transferindo a escolta de presos, atualmente a cargo da polícia civil, para a polícia militar. O deputado declarou que a escolta de presos não cabe nem à polícia civil nem à militar, e que deveria ser realizada por agentes de escolta e segurança, não desviando assim os policiais de sua função, que é proteger a população. "O governo do Estado deveria se mobilizar pela instalação das videoconferências, que evitaria que os policiais saíssem das ruas", declarou. (BA)

Em nome da governabilidade

"Há muitos anos, quando eu ainda enxergava, vi em Nova York um desenho de Richard Nixon sentado numa latrina atrás das grades. O povo americano entendia que ele deveria ser punido pelo escândalo das escutas telefônicas secretas. Já o povo brasileiro...O Senado Federal vive momentos terríveis. Vemos os escândalos da família Sarney, e não nos indignamos. No Maranhão, terra natal da referida família, 65% da população vive em condições de penúria total. Mas José Sarney tem de ser protegido em nome da governabilidade. E onde fica a dignidade, a moral e a ética?", indagou Rafael Silva (PDT). (BA)



Projetos para a Saúde

"Fui consultado pelo líder do meu partido, Rui Falcão, a respeito de sugestão de projetos prioritários a serem apresentados e votados em plenário. Sugeri dois projetos, ambos relacionados à Saúde. Um deles é o Promedula, aprovado por unanimidade na Casa e vetado pelo governador, que propõe o Programa Permanente de Doação de Medula no Estado. O Brasil, devido à miscigenação, tem dificuldades de encontrar doadores compatíveis, daí a necessidade da medida. É necessário derrubar o veto do governo estadual. O outro projeto institui o Programa de Atendimento Integral aos Portadores da Síndrome do Autismo", afirmou Hamilton Pereira (PT). (BA)

alesp