Da Tribuna


16/03/2009 22:29

Compartilhar:


Segurança Pública



Olimpio Gomes (PV) pediu ao governo do Estado urgentes providências em relação à Segurança Pública. Para ele, as denúncias de corrupção, venda de cargos e roubo de armas são extremamente preocupantes. O deputado falou sobre indícios de corrupção envolvendo o ex-secretário-adjunto Lauro Malheiros e seu sócio na comercialização de cargos e sentenças. Segundo o deputado, Lauro teria dito que vai apurar o caso para mostrar que as acusações são falsas. "Ele não vai dar um tiro no próprio pé", disse Olimpio. De acordo com o parlamentar, neste final de semana dois policiais militares foram mortos, entre eles o sargento PM Gama. (MC)



Homofobia



Carlos Giannazi (PSOL) disse estar indignado com mais um assassinato ocorrido no Parque Paturis, em Carapicuíba, supostamente por intolerância sexual. Ele lembrou que 14 pessoas já foram assassinadas nesse parque desde 2007. "A Secretaria de Segurança Pública tem de apurar com rigor e fazer a prevenção", conclamou. Giannazi falou sobre o projeto de lei que cria o Dia Estadual de Luta contra a Homofobia, mas, segundo ele, um grupo de deputados da Casa entrara com recurso para obstruir a sua votação. "Eles se colocam contra a defesa da vida. Muitos deles se dizem evangélicos, mas tenho minhas dúvidas se são de fato", finalizou. (MC)



Comando da PM



Discorrendo sobre o papel da Polícia Militar, Conte Lopes (PTB) avaliou que "a polícia de São Paulo tem feito um bom trabalho". Para ele, a polícia não é a culpada pelos bandidos que estão nas ruas, mas sim o Poder Judiciário, por autorizar a prisão domiciliar. "São problemas na legislação que precisam ser resolvidos. Se alguém fica preso em casa, que prisão é essa?", indagou. De acordo com Lopes, a PM irá trocar seu comando, e, para ele, é preciso que o governo escolha uma pessoa da área da Segurança Pública para ocupar o cargo. "Temos uma quadrilha de bandidos com 30 fuzis. É importante que o governo do Estado esteja preparado para enfrentá-la", disse. (MC)



Direito de ser contra



José Bittencourt (PDT) declarou impróprias as palavras de Carlos Giannazi sugerindo que os evangélicos são homofóbicos. Em resposta ao deputado, afirmou: "Nós não temos repulsa à orientação sexual e não somos contra a pessoa humana". Bittencourt alegou ter o direito de se manifestar contra determinada ação. "Tenho o direito de me contrapor ao pensamento defendido por Giannazi", acrescentou. De acordo com Bittencourt, a Casa já aprovou dia contra qualquer tipo de discriminação e por isso "não seria necessário criar mais um dia contra a homofobia". (MC)



Nova Mesa Diretora



João Barbosa (DEM) parabenizou a nova Mesa Diretora da Casa e afirmou que a eleição de Barroz Munhoz à presidência é resultado da grandeza do novo presidente. Disse estar alegre por estar neste Parlamento e conhecer Barros Munhoz, segundo ele, uma pessoa sempre sensata. Com relação ao projeto do deputado Carlos Giannazi, que propõe o Dia Estadual de Luta contra a Homofobia, e aos crimes ocorridos no Parque Paturis, em Carapicuíba, supostamente por intolerância sexual, Barbosa defende a necessidade de se rever o projeto, que, segundo ele, requer muito cuidado. "Cada um faz da sua vida o que bem entende", afirmou. (NS)



Investimento genético e saneamento



Falando sobre Lins, Pedro Tobias (PSDB) parabenizou o prefeito Casadei pela parceria feita com o Sindicato Rural para um projeto de melhoramento genético de inseminação artificial no gado leiteiro. Elogiando a política do governo, o deputado lembrou que a região administrativa de Lins recebeu cerca de R$ 60 milhões para investimento em vicinais e que, na região de Bauru, foram aplicados R$ 250 milhões. Tobias fez menção a obras de saneamento básico na região e afirmou que "para cada real investido, economizamos dois reais em saúde. É melhor investir em saneamento do que dar remédio ou pedir exame para o paciente". (NS)



Escola de lata



Sobre a situação da educação no Estado, Enio Tatto (PT) relatou que, no mês de dezembro, uma escola estadual no bairro paulistano do Campo Belo foi atingida por um raio que provocou incêndio em metade de suas instalações. Segundo ele, com o retorno das aulas, a solução tomada pelo governo foi a de transferir os alunos para outra escola, no entanto o transporte das crianças é feito por veículos em situação precária, colcando-as em risco. O deputado encontrou ainda uma "escola de lata" sendo montada no terreno da unidade, por isso pediu à Secretaria de Educação que realize uma reforma adequada nas áreas atingidas pelo incêndio. (NS)



Recuperação exemplar



Milton Flávio (PSDB) cumprimentou o presidente Barros Munhoz pelos compromissos assumidos em seu discurso de posse. O deputado comentou reclamações que recebera a respeito das condições do IML de Botucatu, que estaria provocando a contaminação do lençol freático e exalando mau cheiro por toda a região. Milton Flávio lamentou ainda a inexistência de locais apropriados para recuperação de pessoas dependentes de drogas, que por muitas vezes ficam "amontoadas" em hospitais públicos. O parlamentar defendeu a execução de um projeto de recuperação exemplar para drogados na cidade de Botucatu, que sirva de modelo para outras cidades. (NS)



PMDB



Uebe Rezeck (PMDB) parabenizou o novo presidente da Assembleia, Barros Munhoz, e enalteceu suas qualidades como seriedade, competência, lealdade e o companheirismo que sempre demonstrou à frente da liderança do Governo. O parlamentar referiu-se à grande força do PMDB no Brasil, que, segundo ele, infelizmente muitos estão querendo diminuir com difamações e acusações sem fundamento. Para Rezeck, é inaceitável que membros do partido passem a criticá-lo, "é uma ignorância muito grande", lamentou. Ao finalizar, lembrou de políticos ilustres que integraram o quadro do PMDB, como Franco Montoro, Orestes Quércia e Luiz Antonio Fleury. (SM)

alesp