Deputado quer disciplinar aviamento de receitas médicas


10/11/2008 12:13

Compartilhar:


Você já ficou em dúvida sobre qual remédio o médico prescreveu? Na hora da compra, até o balconista da farmácia demonstrou ter dúvidas para achar o medicamento indicado? Para evitar essas situações, o deputado Bruno Covas (PSDB) propôs um projeto que promete tornar mais clara a comunicação escrita entre médico e paciente.

Pelo projeto, as receitas e solicitações de exames prescritos por médicos, dentistas e veterinários deverão ser datilografadas ou digitadas no computador.

Nos casos de atendimento emergencial externo, o profissional de saúde ficaria livre da obrigatoriedade, mas a receita teria de ser preenchida com letra de forma. O projeto prevê ainda que as unidades hospitalares públicas receberão equipamentos adequados para a elaboração das receitas e solicitação de exames.

A propositura de Bruno Covas prevê para os casos de descumprimento da lei sanções que vão da advertência, multa de 15 Ufesp, até a interdição parcial ou total do estabelecimento do infrator. "A idéia é evitar mal entendidos na análise das receitas e exames de saúde. Infelizmente, por diversos motivos, erros e equívocos são cometidos por quem tenta desbravar as mal traçadas linhas de alguns desses profissionais da saúde", explicou o deputado.

Ainda de acordo com o parlamentar, "corriqueiramente há erros de interpretação das receitas e dos exames, tendo em vista a quase indecifrável caligrafia da maior parte desses médicos, dentistas e veterinários". Por fim, o parlamentar dá exemplos de possíveis equívocos. Queremos evitar que muitos pacientes tomem novatropina por novalgina. O primeiro, um antiespasmódico e antiemético, e o segundo, um conhecido antitérmico", concluiu Bruno.



bcovas@al.sp.gov.br

alesp