Delegação italiana visita Assembleia


09/11/2009 18:38

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/SAPIENZADELEGACAO3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Acompanhados de diretores da Associação Piemontesi nel Mondo de São Paulo, uma delegação parlamentar da região de Piemonte, na Itália, visitou, no dia 6/11, a Assembleia Legislativa. A delegação foi recebida pelo deputado Vitor Sapienza (PPS), que representou o presidente da Assembleia, Barros Munhoz.

Ao saudar os integrantes da delegação, Sapienza destacou ter orgulho de ser descendente de italianos, mas com a frustração por não falar a língua. Explicou que nasceu em São Paulo poucos anos antes de eclodir a 2ª guerra mundial, quando a comunidade italiana passou por segregação. Serviu como intérprete Emanuel von Lauenstein Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural da Alesp.

Em nome do grupo, falou a conselheira da Região Piemonte, Paola Pozzi, que estava representando o presidente do Conselho regional, deputado Davide Gariglio. Paola declarou que a região de Piemonte exerce muita influência na comunidade italiana paulista e defendeu o estreitamento de relações com os brasileiros.

O deputado Vitor Sapienza ressaltou que sobre a contribuição dos italianos na formação de São Paulo ele escreveu o livro "Café Amargo" e presenteou Paola com um exemplar. Sapienza observou ainda que, há 19 anos, criou o Dia da Comunidade Italiana, com a entrega do troféu Loba Romana às pessoas de destaque da comunidade ítalo-brasileira.

Ao final do encontro, a delegação foi presenteada pela Assembleia com uma réplica do Monumento aos Bandeirantes, de Victor Brecheret, descendente de italianos.

alesp