Inscritos no ProUni em 2009 têm nova oportunidade de vaga


01/04/2009 16:50

Compartilhar:


Os estudantes inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) deste ano que não obtiveram classificação têm nova oportunidade de conseguir uma vaga. O Ministério da Educação (MEC) editou a Portaria 261/09 sobre os procedimentos para destinar bolsas remanescentes referentes ao primeiro semestre de 2009.

Conforme divulgou o ministro Fernando Haddad, essas bolsas do processo seletivo do ProUni poderão ser concedidas, em cada instituição de ensino superior, desde que observadas algumas etapas. Entre elas a classificação obtida pelo candidato no processo seletivo para as turmas iniciadas no primeiro semestre de 2009 e seu desempenho acadêmico.

Terão prioridade na ocupação das bolsas os estudantes professores da rede pública de ensino regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, e os estudantes autodeclarados indígenas, nos cursos em que estiverem regularmente matriculados.

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida (PT), que tem na educação uma de suas áreas de atuação, lembra que o ProUni foi criado em 2004 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, o programa tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

Carlinhos diz que podem se inscrever no programa estudantes do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), premiando os que têm melhor desempenho acadêmico.

Em 2005, ano do primeiro processo seletivo, o ProUni ofereceu 112 mil bolsas em 1.142 instituições de ensino superior de todo o país. Em 2008, existiam 310 alunos estudando no programa. Entre 2009 e 2012, a meta é inscrever mais 400 mil estudantes. "A implementação do ProUni, a criação de 10 universidades federais e mais 49 novos campi no governo Lula, amplia significativamente o número de vagas na educação superior, leva a educação pública gratuita para o interior e combate as desigualdades regionais", comenta o 1º secretário.



carlinhos@carlinhos.org

alesp