Organização de municípios para desenvolver o Alto Paraíba


26/03/2010 19:28

Compartilhar:


O deputado Carlinhos Almeida (PT) esteve em Redenção da Serra, no dia 19/3, para dar seu apoio aos prefeitos das cidades da região do Alto Paraíba que estão construindo um projeto de desenvolvimento. A pedido do deputado, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) enviou o engenheiro agrônomo Felipe Andrade, técnico da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de São Paulo, que debateu com os prefeitos a adesão dos municípios em forma de consórcio ao Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Trata-se do processo de implantação do Território Rural do Vale do Paraíba, que vem sendo debatido com os prefeitos e a sociedade civil dos pequenos municípios da região. O Território Rural é uma iniciativa do governo federal, criada em 2003, pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do MDA que agrupa municípios em territórios por identidade para facilitar o planejamento de ações para o desenvolvimento. Com a formalização do território, os municípios têm a possibilidade de receber mais recursos federais através de programas destinados a potencializar o desenvolvimento local e regional de regiões com maior dificuldade econômica e social.

Para viabilizar a adesão ao Suasa, os prefeitos vão agora promover reuniões técnicas para aprofundar os detalhes sobre as ações necessárias à criação do Consórcio Intermunicipal do Alto Paraíba.



carlinhos@carlinhos.org

alesp