Homenagem ao advogado Valter Uzzo


18/05/2011 18:59

Compartilhar:


Nesta segunda-feira, 23/5, a partir das 19h, a Assembleia Legislativa realizará sessão solene em homenagem ao advogado e professor Valter Uzzo. A iniciativa é do 1º secretário da Casa, deputado Rui Falcão (PT). "O doutor Valter Uzzo, além de ser um renomado advogado trabalhista, foi um militante da resistência democrática ao defender presos políticos durante a ditadura militar", diz Rui Falcão.

Valter Uzzo nasceu em Santos, cidade em que se formou em Direito, em 1963, pela Faculdade Católica. Foi presidente do Centro Acadêmico Alexandre Gusmão, entre 1961 e 1962, e militou na União Estadual de Estudantes (UEE) e na União Nacional de Estudantes (UNE).

Em 1964, ano do golpe militar, o escritório de advocacia trabalhista em Santos, onde Valter Uzzo trabalhava, foi lacrado por seis meses pelo extinto DOPS. Parte de seus integrantes foi presa ou processada. Passou então a defender na Justiça Militar presos e perseguidos políticos da Baixada Santista.

Em 1968, exilou-se no exterior em razão de perseguição política da ditadura militar. No ano seguinte Uzzo, retornou ao Brasil e se dedicou à advocacia trabalhista. Participou da luta pela redemocratização do país, em atos e manifestações públicas. É autor de artigos jurídicos para revistas especializadas e jornais e ministrou diversos cursos jurídicos. (mf)



rfalcão@al.sp.gov.br

alesp