Assembléia realiza II Mostra de Educação para o Consumo


09/05/2002 20:49

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Foi realizada nesta quinta-feira, 9/5, na Assembléia Legislativa, a II Mostra de Educação para o Consumo no Currículo, projeto desenvolvido pela Fundação Procon, em parceria com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Na exposição, instalada no Espaço do Servidor, ao lado auditório Franco Montoro, cartazes feitos por alunos tinham como temas, entre outros, a educação ambiental, a alfabetização através do consumo e atitudes do consumidor consciente. No fundo do auditório, uma entrada obrigatória fazia o público atravessar um túnel de plástico preto, cheio de lixo e sujo, uma metáfora dos rios poluídos.

/N+/Visão crítica/N-/

Segundo a coordenadora do programa de educação para o consumo, Maria Cecília Thomazelli, esse tema já faz parte dos currículos da maioria das escolas paulistas e está sendo transmitido às crianças de forma interdisciplinar, como componente do ensino de outras matérias. Em aulas de matemática, por exemplo, abordam-se assuntos como porcentagens e aumentos de preços com propaganda enganosa, ligados a conceitos do cotidiano da criança, como moral e ética.

Maria Cecília aponta como resultados desse projeto, que teve início em 1996, o surgimento de crianças com acentuada visão crítica em relação à informação - por exemplo, apontando no supermercado ou no comércio do bairro mercadorias com prazo de validade vencido. Por outro lado, há também a receptividade do programa por parte do professor, que passa a ser agente multiplicador de seus objetivos.

O deputado Walter Feldman, presidente da Assembléia Legislativa, destacou, na abertura do evento, o empenho do ex-governador Mário Covas na defesa dos direitos do consumidor e a política implantada pelo Procon, declarando que a população quer qualidade tanto no atendimento quanto na identificação dos produtos. O presidente saudou os presentes, especialmente os alunos que cantaram o Hino Nacional, classificando esse encontro de oportuno para a construção da Pátria "com que tanto sonhamos", numa alusão aos estudantes "cientes de atitudes e valores éticos em favor de uma participação solidária e cooperativa na sociedade."

/N+/Tomada de posição/N-/

A partir da promulgação do Código de Defesa do Consumidor, declarou Alexandre de Moraes, secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania, ficou clara a resposta do poder público para a sociedade, que exigiu uma tomada de posição na luta pelos direitos do consumidor. O secretário fez ainda um retrospecto dos princípios que dizem respeito à probidade na gestão dos direitos públicos.

Maria Inês Fornazaro, diretora executiva da fundação Procon-SP, afirmou que consumir é uma ciência que pode ser aprendida na escola. "Consumir é difícil, não é uma coisa simples", alertou. "Felizmente, o trabalho de educação para o consumo já saiu do nosso controle, digo isso para lembrar a vocês que esse trabalho saiu do Procon e foi para as escolas, através dos professores, e está se multiplicando."

A mostra deve ser encerrada às 17 horas, com apresentações da Banda Marcial de Taboão da Serra; peças de teatro; apresentação de jornal falado; exibição de filmes e visita à exposição dos trabalhos dos alunos sobre o tema.

alesp