Ato solene em memória de Che Guevara


04/10/2007 17:20

Compartilhar:


Na próxima sexta-feira, 5/10, a Assembléia Legislativa realiza, por iniciativa de deputado Simão Pedro (PT), ato solene em memória da vida e das lutas de Che Guevara, no Auditório Franco Montoro, às 18 horas.

O ato é uma homenagem aos 40 anos da morte do líder revolucionário Ernesto Che Guevera, ocorrida em 9 de outubro. "Os ideais de Che Guevara permanecem atuais. Che sensibilizou-se com a miséria e acreditava na via revolucionária como elemento de transformação", afirma Simão Pedro.

Che Guevara foi assassinado na Bolívia por agentes militares daquele país, auxiliados pela CIA. Morreu quando tentava formar um foco rebelde para expandir o ideal revolucionário na América Latina. Os restos mortais de Che, nascido na Argentina em 1928, estão desde 1997 na cidade cubana de Santa Clara. Após o ato, será exibido o documentário "Che por toda parte" do diretor cubano Carlos Javier Rodríguez.

O ato solene também lançará a Frente Parlamentar de Amigos de Cuba, que tem por objetivo trocar experiências sobre políticas públicas nas áreas de educação, saúde, turismo, cultura, energia e desenvolvimento econômico. "A proposta da frente é intensificar esse relacionamento, buscando a integração entre os povos paulista e cubano em proveito do desenvolvimento cultural, educacional e econômico", esclarece Simão Pedro.

spedro@al.sp.gov.br

alesp