Vila Carioca: deputado se reúne com Procurador Geral de Justiça


08/05/2002 11:25

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Wagner Lino (PT), juntamente com representantes do Sindicato

dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo e dos

moradores de Vila Carioca, se reúnem hoje, 9/5, com o Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Luiz Antonio Marrey, para tratar da contaminação na Vila Carioca, localizada na capital próximo à divisa com São Caetano do Sul. Segundo estimativa da própria promotoria, até 30 mil pessoas podem ter sido afetadas por substâncias tóxicas.

Wagner Lino defende a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das áreas contaminadas do Estado de São Paulo. O pedido de criação de uma CPI nesse sentido foi protocolado pelo parlamentar em agosto de 2001, após a divulgação da contaminação verificada no conjunto residencial Barão de Mauá, no município de mesmo nome da Grande São Paulo.

A CPI, além de investigar as empresas causadoras de poluição, também visa apurar a falta de atuação da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) do Governo do Estado, órgão que deveria monitorar as áreas contaminadas buscando prevenir prejuízos ao meio ambiente e à população que vive próxima a essas áreas.

Lei cria o cadastro de áreas contaminadas - O parlamentar também entrou na Assembléia Legislativa, em outubro de 2001, com um projeto de lei que obrigaria o Governo do Estado a publicar no Diário Oficial, a cada bimestre, um cadastro completo das áreas contaminadas ou sob suspeita de contaminação.

alesp