Estado economiza se bancar transporte para doentes crônicos, diz parlamentar


19/05/2006 11:13

Compartilhar:


O deputado Fausto Figueira (PT) defendeu na quarta-feira, 17/5, durante seminário sobre Transporte Urbano, realizado na Assembléia Legislativa, que o Estado economizará recursos se garantir o acesso aos portadores de doenças crônicas ou degenerativas aos meios de transportes coletivos para que possam se tratar adequadamente. "É mais barato, por exemplo, criar fontes de custeio para o transporte de portadoras de câncer de mama às unidades de saúde do que tratá-las, mais tarde, como recidivas", argumentou.

Fausto Figueira, que coordenou o painel "Gratuidade " como gerir sem excluir e quem paga a conta", é autor de dois projetos de lei que tratam do assunto. O primeiro, o PL 628/03, dispõe sobre a gratuidade no transporte intermunicipal para portadoras de câncer de mama. O outro, o PL 324/04, garante a isenção tarifária no transporte coletivo metropolitano e intermunicipal aos portadores de doenças crônicas e degenerativas.

"Durante a elaboração dos projetos recebemos contribuições de portadores de Alzheimer, de Chagas, de hepatite C, de anemia falciforme, de AIDS, de esclerose múltipla e de câncer de mama, entre outros", esclareceu o parlamentar.

O seminário Transporte Urbano " Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável é de iniciativa da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembléia Legislativa. Começou dia 10 e termina na próxima quarta-feira, 24/5, com os painéis "Relações institucionais", "Recursos para o setor" e "O modelo do contrato de gestão". Os debates contaram com a presença do deputado José Zico Prado (PT), membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp