Uso de uniforme escolar pode diminuir violência

PARLAMENTO JOVEM
19/11/2004 17:16

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Guilherme HSilva.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado jovem Guilherme Henrique da Silva, estudante da 7ª série na Escola Estadual Professora Carmem Mendes Carvalho, em Tambaú, defendeu PL 33/04, que obriga o uso de uniforme em todas as escolas mantidas pelo Estado. Para Guilherme, além de dificultar o ingresso de pessoas estranhas nas escolas públicas, o uso do uniforme impediria que alunos deixassem de freqüentar as aulas, influenciados por más companhias. "Qualquer pessoa que visse jovens uniformizados nas ruas da cidade teria autoridade para conduzi-los à escola".

Conforme o PL 33/04, o fornecimento de uniformes seria feito pelo Estado, cabendo às famílias o dever de fazer com que os estudantes o vestissem para freqüentar as aulas. "Este seria um instrumento a mais para combater a violência, o uso de drogas e a prostituição infantil", argumentou.

Embora desconheça casos semelhantes em Tambaú - que tem apenas 22.300 habitantes - e esteja satisfeito com o policiamento nos arredores de sua escola, Guilherme Henrique acredita que seu projeto pode ajudar jovens que enfrentam um quotidiano de maior violência, principalmente nas grandes cidades.

alesp