Grande ABC apóia campanha pró-hospital estadual


20/08/2008 17:41

Compartilhar:


O Grande ABC disse sim à construção de um hospital regional estadual para atender aos cerca de 700 mil habitantes dos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Esta opinião é compartilhada pelo deputado Donisete Braga (PT) e por Miguel Lajarin, coordenador do movimento Acesso à Saúde, Acesso à Vida, responsáveis pela campanha pró-hospital estadual. Ambos fazem esta análise com base no apoio político recebido e respaldado por um abaixo-assinado com 130.235 assinaturas.

"Os prefeitos da região, sensíveis aos problemas na área da saúde pública, apóiam quase na totalidade a campanha pró-hospital estadual", diz Donisete Braga, 1º secretário da Assembléia Legislativa. "A campanha também conta com o apoio de inúmeros deputados estaduais", acrescenta o 1º secretário.

O apoio à campanha, segundo Donisete Braga, igualmente vem das câmaras municipais da região. Ele lembra que as casas legislativas de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra manifestaram-se de forma oficial em favor da construção do hospital estadual. "Recebemos ainda o apoio individual ou de grupos de vereadores das demais câmaras municipais do Grande ABC. O último inclusive veio da Câmara de Diadema em forma de ofício que manifesta o irrestrito apoio à iniciativa para proporcionar um serviço de saúde pública digno para a população", comenta o deputado.

Um dos apoios, entretanto, que Donisete Braga destaca é o do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a mais bem sucedida experiência de articulação regional do Brasil. Lembra que o consórcio se tornou parceiro da campanha dos movimentos de saúde em julho último, quando o presidente da entidade e prefeito de Santo André, João Avamileno, recebeu mais de 130 mil assinaturas do abaixo-assinado. "A partir daquele momento, a reivindicação popular passou a fazer parte da agenda oficial da entidade, o que lhe confere um caráter agregador e suprapartidário", frisa.

O coordenador do Acesso à Saúde, Acesso à Vida, Miguel Lajarin, foi às ruas e bateu de casa em casa em busca de adesão ao abaixo-assinado. Salienta que as 135.235 assinaturas coletadas representam mais de 5% dos 2,5 milhões de habitantes da região. "É um número surpreendente se levarmos em conta que campanhas nacionais semelhantes à nossa vibram quando ultrapassam 0,5% de assinaturas."

Morador de Mauá, Miguel Lajarin destaca o apoio à campanha das igrejas evangélicas e principalmente da católica. "Nossa campanha teve um caráter ecumênico ao angariar apoio das igrejas. A Diocese de Santo André foi fundamental para que superássemos a meta de 100 mil assinaturas antes do prazo final da campanha", diz. Conforme ele, "mais de 95% dos moradores aderiram na hora ao abaixo-assinado porque sabem que há uma demanda reprimida nos serviços públicos de saúde da região".

Os organizadores da campanha pró-hospital estadual agora estão se mobilizando para agendar uma audiência com o governador José Serra, para levar o pleito da região. De acordo com Donisete Braga, foi enviada solicitação formal ao chefe da Casa Civil, secretário Aloysio Nunes Ferreira Filho, solicitando o encontro. "Também enviei ofício ao governador, solicitando que ele analise com apreço o pedido apresentado pelo Grande ABC", conclui.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp