Comissão aprova proíbição de venda de gás alucinógeno


13/10/2009 18:34

Compartilhar:


Em 7/10, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou o Projeto de Lei 567, de 2009, de autoria do deputado Gilmaci Santos (PRB). O projeto proíbe a comercialização da buzina de pressão à base de gás propano butano em bancas de revistas, bares, padarias e lojas de brinquedos infantis em todo o Estado de São Paulo e dá outras providências.

Conhecido popularmente como buzina da alegria, o gás é vendido em embalagem aerossol e contém uma mistura dos gases butano e propano, muito parecidos com o gás de cozinha. O produto é inflamável e altamente tóxico, mas é utilizado por algumas pessoas por causa das sensações de euforia e alucinações que pode causar. O uso do gás também pode acarretar desmaio, asfixia e até mesmo a morte.

"O objetivo é evitar que este produto se popularize nas festas, principalmente porque o gás já causou a morte de uma jovem no interior de São Paulo", disse Gilmaci Santos. Especialistas acreditam que o produto contenha um tipo de solvente que potencializa o efeito alucinógeno do propano. O produto pode ser facilmente encontrado na internet, e custa, em média, R$ 10.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp