Da Tribuna


21/03/2011 20:08

Compartilhar:


Desistência



Carlos Giannazi (PSOL) comentou reportagem sobre professores da rede pública de ensino que foram aprovados no concurso, mas estão pedindo exoneração do cargo. "Muitos professores estão desistindo de lecionar por falta de um projeto pedagógico, de recursos materiais". Sobre os resultados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado), o deputado afirmou que houve uma queda no rendimento dos alunos do ensino médio e que os dados são constrangedores. "Ano passado, também tivemos um recuo. Isso mostra o retrocesso no setor de educação do Estado", lamentou. (DK)



Aglomerado urbano



Ary Fossen (PSDB) falou sobre o desejo de criar uma frente parlamentar para tratar da aglomeração urbana de Jundiaí e região e comentou o crescimento e desenvolvimento dessas cidades. O parlamentar ainda pediu que uma cooperação urbana fosse criada para que sejam criados projetos comuns visando o desenvolvimento regional. "Isso trará grandes contribuições para a preservação do meio ambiente e da zona rural, que ainda é grande. Se esse projeto (da criação da aglomeração urbana de Jundiaí) for aprovado, teremos o primeiro aglomerado do Estado", afirmou. (DK)



CPI do Fim do Mundo



"Dizer que o governo do Estado atingiu um patamar de excelência da segurança pública é falso", afirmou Olimpio Gomes (PDT), após manifestar solidariedade às vítimas da violência. Ele ainda afirmou serem preocupantes as manobras realizadas na Casa para que não fossem instaladas CPIs que identificariam desvio de dinheiro público, e lembrou-se das denúncias envolvendo o transporte coletivo e o pedágio nas rodovias estaduais. "Considerando os eventos ocorridos, propus a CPI do Fim do Mundo. Vamos perder tempo com esta CPI, já que é para ser motivo de gozação", ironizou. (DK)



Contra a discriminação racial



José Candido (PT) lembrou que a ONU instituiu o dia 21/3 como Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial em memória do massacre, ocorrido na data, em que 20.000 negros protestavam contra a Lei do Passe, que especificava os locais por onde eles podiam circular. O parlamentar comentou a vida de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, depois que passou 27 anos preso por se opor ao regime do apartheid, e leu o artigo 1º da Convenção sobre a eliminação de todas das formas de discriminação racial, que define o conceito. (DK)



Segurança pública



Jooji Hato (PMDB) relembrou a aprovação da chamada lei seca na cidade de São Paulo e outros municípios, com resultados foram positivos, segundo o deputado. "Regiões como Vila Madalena, Moema e Tatuapé tiveram índices de violência diminuídos, e também Diadema, lugar em que fui assaltado domingo". O parlamentar contou que foi agredido, apesar de ter entregue todos os seus pertences no momento que foi abordado por três assaltantes armados. Para Hato, a segurança pública tem que evoluir muito, assim como o salário e condições de trabalho dos policiais, e o contrabando de armas precisa ser fiscalizado. (DV)



Luta contra a discriminação



Leci Brandão (PC do B) fez seu primeiro pronunciamento do mandato, citando o Dia internacional da luta contra a discriminação racial. A deputada afirmou ter orgulho em ser a segunda mulher negra a ingressar na Casa e comentou a pequena bancada feminina na Assembleia. "Temos poucas mulheres aqui, mas todas são fortes e sábias". Brandão também lembrou que 2011 é o Ano Internacional do Afrodescendente: para ela, é o momento de destacar a história dos negros e selar um compromisso com a população. Agradeceu e prometeu honrar cada voto recebido. (DV)



Protesto



Carlos Giannazi (PSOL) contou que esteve na manifestação que ocorreu no Itaim para protestar contra a intenção da prefeitura de vender um terreno localizado na região. Segundo o deputado, o terreno, de 20 mil m², abriga escola pública, creche, biblioteca, teatro municipal, posto de caridade, Apae e áreas verdes. Giannazi acusou Kassab de querer vender o local a empreiteiras para serem construídos edifícios de luxo, usando justificativas mentirosas, como a falta dinheiro para construir creches. "Tem dinheiro no orçamento para isso, mas o Kassab está mais preocupado em fundar um partido do que com a cidade ". (DV)



Para ocupar espaço



Para Olimpio Gomes (PDT) o governo tem utilizado o marketing policial para enganar a população em relação à segurança pública. Gomes disse que isso o preocupa e que o número de roubos e furtos está menor porque o número de registros diminuiu. "Quanto menos as pessoas confiam, menos elas querem dar queixa", afirmou. Depois, Gomes lamentou o número de deputados na sessão, que considerou baixo: "Em plena segunda feira, de 94 deputados apenas 31 estão na Casa". O deputado criticou as CPIs protocoladas pelos patidos aliados do governo e afirmou que elas só servem para ocupar espaço e adiar a CPI dos pedágios. (DV)



45 anos



Itamar Borges (PMDB) comemorou os 45 anos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro e comunicou que irá a Brasília no dia 22/3 para um ato nacional do PMDB, segundo ele, um partido grande e que está vivendo um momento importante. Mencionou alguns companheiros que acompanharam toda trajetória do PMDB, como o deputado Jooji Hato e o vice-presidente Michel Temer. Para Borges, o partido está bem à vontade com a fase em que se encontra e só tende a fazer jus à sua história. . (DV)



País africano



José Candido (PT) comentou o assalto sofrido por Jooji Hato e declarou que o Brasil é um país que precisa ingressar na educação para combater a violência. Para o deputado, quando se investe na educação o resultado é emprego e renda. Falou da forte presença dos negros na sociedade e na cultura brasileiras, chamando o Brasil de "país africano". De acordo com o parlamentar, a grande maioria dos afrodescendentes vive nas periferias e é vítima de desigualdade e exploração. "Tem muito a se fazer para alcançar níveis compatíveis (de igualdade)". Para Candido, o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial é para refletir, e não comemorar. (DV)



Contra a violência



Ainda assustado com o assalto sofrido sábado último em Diadema, o deputado Jooji Hato (PMDB) falou sobre a necessidade de os parlamentos se unirem para coibir o aumento da violência no Estado. Para Hato, a responsabilidade pelo aumento dos índices de criminalidade são a falta de política de segurança estadual, educação e cultura. "Diadema é um dos cinco locais mais violentos do país", lamentou Hato. Quando vereador da Câmara Municipal de São Paulo, o deputado apresentou o projeto de lei proibindo o garupa nas motos, mas a matéria foi vetada. "Esse projeto poderia salvar muitas vidas", justificou. (LP)



Ampliação e modernização



O deputado Carlos Cezar da Silva (PSC) informou que nesta terça-feira, 22/3, às 10h, o governador Geraldo Alckmin e o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, anunciam, em evento a ser realizado em Sorocaba, a liberação de R$ 60 milhões para as obras de ampliação e modernização das instalações do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. "O Cojunto Hospitalar é referência em 48 municípios do Estado e atende mais de duas milhões de pessoas." (LP)

alesp