Agilidade da Justiça nas ações do MST


15/05/2008 20:52

Compartilhar:


O deputado Cido Sério (PT) cobrou nesta terça-feira, 13/5, maior rapidez da Justiça Federal no julgamento das ações sobre as contendas no campo que envolvem o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Da tribuna da Assembléia, Cido Sério destacou que processos judiciais como a reintegração de posse levam anos tramitando na Justiça, o que prejudica muitas famílias que necessitam de definição para prosseguir com a vida. Só na região de Araçatuba, são 17 processos que aguardam decisão judicial.

"Independente do resultado dessas ações, pró ou contra o MST, o que estamos pedindo é celeridade no julgamento. O Movimento dos Sem Terra é composto por pessoas carentes que dependem muitas vezes do resultado da Justiça para construir suas vidas", afirmou o parlamentar.

O deputado lembrou que nesta terça-feira o MST realizou ato em Araçatuba com o intuito de pedir mais agilidade nas decisões da Justiça. "Estou aqui na tribuna justamente para reforçar essa importante reivindicação do MST", disse o deputado.

O ato em Araçatuba reuniu mais de duas mil pessoas, que marcharam para cobrar agilidade nas ações de desapropriação de fazendas que estão para ser transformadas em assentamentos agrários. O evento terminou com um ato público no parque Osório Meira Costa, em frente à sede da Justiça Federal.

Segundo informações do jornal Folha da Região, se os 17 processos que tramitam nas varas da Justiça de Araçatuba e Jales fossem julgados a favor do MST, o movimento teria uma área suficiente para assentar 1,6 mil famílias. Em entrevista àquele jornal, o padre René Parren, membro da direção estadual do MST, disse que essas fazendas já foram consideradas improdutivas e, inclusive, vistoriadas há mais de cinco anos.



cidoserio@al.sp.gov.br

alesp