Participação da sociedade garante resultados positivos do Fórum, afirmam deputados


16/08/2000 12:00

Compartilhar:


"Hoje é um dia de apresentação de resultados, de consolidação das propostas e trabalhos que o Fórum São Paulo Século XXI realizou em um ano de atividades", declarou o presidente do Legislativo paulista, deputado Vanderlei Macris, na solenidade que aconteceu no Hall Monumental da Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira, 16/8, para a apresentação de um índice de desenvolvimento humano estadual.

Macris destacou o alto nível de participação da sociedade na construção de um futuro melhor para o cidadão paulista, através dos conselheiros, nos vários grupos temáticos, "que representam, na verdade, a aliança da sociedade com o Parlamento para pensar o Estado", enfatizou.

Para o deputado Claury Alves da Silva (PTB), coordenador do Grupo Temático Cidadania, "o acesso à justiça, através de mais empregos, busca de solução das grandes questões ambientais, melhor educação e saúde, é o que o cidadão paulista quer para o Estado neste século XXI". O deputado informou que um grande evento vai reunir, no final de agosto, estudantes das escolas públicas de todo o Estado de São Paulo, com o objetivo de "tornar ainda mais real a discussão sobre cidadania".

O coordenador do Grupo Temático do Terceiro Setor, Geraldo Vinholi (PDT), chamou a atenção para as atividades que várias empresas e organizações vêm realizando, "na tentativa de incluir os excluídos naquilo em que o Estado não consegue cumprir o seu papel", observou.

"A busca de melhor qualidade de vida da população é a grande discussão feita pelo Fórum", enfatizou o relator geral Arnaldo Jardim (PPS), acrescentando que "o produto final e os desdobramentos práticos das discussões feitas estão acima de questões partidárias ou ideológicas e se tornam um índice de políticas públicas para o Estado".

Para o 1.º secretário da Assembléia, deputado Roberto Gouveia (PT), "são três os desafios que temos a enfrentar a partir de agora: a busca de melhor qualidade de vida para a população; a participação democrática da sociedade civil; e o encontro de caminhos para o desenvolvimento com eqüidade social". Gouveia acredita que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), apresentado na solenidade de hoje, "vai iluminar o caminho na busca de cumprir os três desafios".

alesp