PT quer CPI sobre contaminações

Deputados do PT cobram do governo responsabilidade sobre as contaminações que proliferam por todo o Estado
20/08/2001 16:00

Compartilhar:


O petista Wagner Lino vai apresentar à Assembléia Legislativa pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de contaminação do solo no Estado de São Paulo. O deputado está coletando assinaturas para protocolar o pedido.

No Recanto dos Pássaros, em Paulínia, a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) comprovou que a Shell contaminou a água e o solo do bairro com pesticidas, conhecidos por drins. Em Santo Antônio da Posse, sobre o aterro Mantovani, recai a denúncia de que existe lixo radioativo.

Em Mauá, a Cetesb comprovou a contaminação de uma área, onde moram mais de cinco mil pessoas, com gases como benzeno, trimetilbenzeno e decano, altamente prejudiciais à saúde. "Suspeita-se de que a empresa Cofap, que mantinha no local um lixão industrial clandestino, tenha contaminado a área com 44 substâncias tóxicas", informa Lino.

Ainda sobre a contaminação em Mauá, Donisete Braga, deputado residente na cidade, está questionando o governo por meio de um Requerimento de Informações. O parlamentar quer saber da Secretaria do Meio Ambiente quais as providências tomadas quando do acidente ocorrido há um ano, que vitimou um trabalhador, e o que está sendo feito para indenizar os moradores.

alesp