Projeto propõe controle da natalidade animal


14/05/2004 16:40

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Analice Fernandes

Para promover a propriedade responsável dos animais de estimação, a deputada Analice Fernandes (PSDB) apresentou projeto de lei que cria o Serviço Público Estadual de Controle de Natalidade Animal, que terá, como um de seus objetivos, promover e facilitar o acesso às cirurgias de esterilização de animais domésticos,

"O animal doméstico está destinado ao convívio da família, não deve ser abandonado pelas ruas", afirma a deputada. "Sua aquisição implica responsabilidade e respeito pela vida. Um rigoroso controle de natalidade desses animais e a educação dos seus proprietários são fundamentais para encontrar o equilíbrio necessário à qualidade de vida de ambos", diz Analice Fernandes.

O projeto de lei prevê ainda que a esterilização será feita por médico veterinário, com anestesia geral, em cães e gatos. Segundo a deputada, a esterilização só impede a procriação, trazendo vantagens como melhor saúde mental do animal, diminuição dos riscos de câncer de mama e de útero nas fêmeas e diminuição dos latidos e uivos nos machos.

afernandes@al.sp.gov.br

alesp