Comitiva vai conhecer o Núcleo de Atendimento Integrado de Americana


08/09/2005 17:20

Compartilhar:


Preocupada com as condições de atendimento para a recuperação de adolescentes infratores, a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) visita, na próxima segunda-feira, 12/9, o Núcleo de Atendimento Integrado de Americana (Naia). Essa é a segunda visita que a parlamentar faz para conhecer, em detalhes, o funcionamento desse modelo de ressocialização de adolescentes infratores, antes de trazê-lo para Sorocaba e região. No dia 18/8, uma comissão acompanhou a deputada na visita à cidade São Carlos, onde conheceu o NAI, considerado referência no país. No próximo dia 21, haverá uma audiência pública na Câmara Municipal de Sorocaba para discutir o programa para o município.

A chegada da parlamentar, que integra a Comissão da Educação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, e da comissão está prevista para as 10h de segunda. Todos serão recepcionados pela diretora do Naia, Terezinha Rondelli, pelo promotor Rodrigo Augusto de Oliveira, responsável pela realização das audiências, e pelo líder do PSDB, o vereador Luciano Corrêa.

Para a deputada, a proposta é uma solução para eliminar a sensação de impunidade que os adolescentes infratores têm quando são apreendidos por algum ato infracional. Enquanto em uma Curadoria da Infância e da Juventude o julgamento do caso pode demorar até oito meses, nos núcleos de atendimento integrado eles ocorrem em 24 horas, ou seja, o adolescente sente-se punido. Todas as audiências são feitas na presença dos pais ou de um responsável legal pelo infrator.

Fazem parte da comitiva de Sorocaba, que vai a Americana, o vereador Hélio Godoy (PSDB); o promotor da Infância e da Juventude, Antônio Domingues Farto Neto; o titular da Delegacia da Infância e da Juventude, José Augusto de Barros Pupim; o secretário municipal da Juventude, Antônio Carlos Bramante; e integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.



mlamary@al.sp.gov.br

alesp