Deputado Gonzaga confirma: Tatuí terá Banco do Povo


01/11/2000 15:10

Compartilhar:


No último dia 25/10, o deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira (PDT) teve confirmada pelo secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli, a liberação de R$ 450 mil para a instituição do Banco do Povo em Tatuí.

A implantação do Programa de Crédito Produtivo Popular na cidade surgiu através de união entre o deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira e o prefeito Ademir Borssato, que documentaram o projeto e apresentaram à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, em São Paulo. De acordo com Gonzaga, o Banco do Povo será um novo e importante aliado no combate ao desemprego em Tatuí.

Segundo o deputado, o Banco do Povo é uma iniciativa governamental que, através da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com as prefeituras, incentiva o crescimento de micro e pequenos empreendedores, visando a geração de emprego e renda, com financiamentos a juros de 1% ao mês e prazo de pagamento de até 18 meses. "São linhas de crédito sem burocracia destinadas à faixa da população que normalmente não tem sequer conta em banco", afirma.

No Banco do Povo, os pequenos agricultores, micro-empresários, artesãos, entre outros profissionais, podem conseguir empréstimos sem avalista nem fiador, itens que dificultam financiamentos bancários. "O pequeno produtor, geralmente honesto e bom pagador, não consegue empréstimo e vê seu sonho de iniciar um negócio diminuído por conta da burocracia", indica Gonzaga.

A implantação do Banco do Povo em Tatuí deverá contar com R$ 500 mil de capital inicial, sendo 90% garantidos pelo governo do Estado e outros 10% investidos pela Prefeitura Municipal. O posto bancário será instalado na própria sede do Poder Executivo, o "mais rápido possível", conforme o deputado. "A instalação do posto só depende agora de aprovação dos vereadores que, através de lei, autorizarão o convênio para instituição do banco", afirma.

A grande novidade do programa, além dos juros baixos, é que o Banco do Povo não é um banco de agências, mas de agentes. Dessa forma, o banco é que vai até a população por meio de técnicos treinados pela Secretaria do Emprego. Estes agentes de crédito explicam como funciona a liberação do empréstimo e prestam total assessoria quanto ao funcionamento do programa, desde a tomada do dinheiro até a amortização da dívida.

Para o secretário Barelli, o objetivo do Banco do Povo "é atender a uma camada da população com grande capacidade empreendedora, mas que não têm condições de pedir empréstimo em bancos tradicionais".

Após confirmação de liberação da verba estadual, o deputado Gonzaga elogiou o espírito empreendedor do prefeito de Tatuí, Ademir Borssato. "O prefeito aceitou de imediato a sugestão apresentada e afirmou que irá se desdobrar pessoalmente para a instalação do banco. Sua atitude demonstra que uma de suas grandes preocupações é combater o desemprego", disse.

Outra forma de diminuir o desemprego é a Incubadora de Agro-Negócios, que está em avançado estado de implantação em Tatuí e, segundo o deputado Gonzaga, também é resultado de iniciativas suas.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Luiz Gonzaga Vieira - 3886-6633/6663)

alesp