Reunião discute organização do 3º Fesman


30/06/2009 20:42

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/IGUALDADERACIAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/IGUALDADERACIAL_0017ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/IGUALDADERACIALGERAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Realizou-se nesta terça-feira, 30/6, por solicitação do deputado Vicente Cândido (PT), no plenário Tiradentes, reunião da Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial com as organizações do comitê impulsionador do 3º Festival Mundial de Artes Negras " Fesman 2009. O evento, que acontecerá no Senegal de 1 a 14 de dezembro deste ano, reunirá mais de três mil artistas do mundo inteiro, que apresentarão manifestações culturais de matriz africana. Os principais chefes de Estado daquele continente se associaram para patrocinar o festival, impulsionados pelo presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, que pretende promover a renascença da África e restituir ao continente "seu legítimo lugar no mundo".

"O objetivo desta reunião é iniciar o processo de organização do movimento artístico e cultural para o Fesman. Queremos montar um comitê impulsionador do festival, instituir espaço para discussão, ver como será organizada a participação paulista e selecionar os artistas que nos representarão no festival", declarou Edson França, coordenador geral da União de Negros pela Igualdade (Unegro). Segundo França, o Senegal vem lutando para a construção de uma igualdade africana para além de um bloco econômico, mas um bloco que crie uma única nação, os "Estados Unidos da África", sob uma mesma bandeira. O Fesman contribuirá para a construção de uma opinião positiva sobre a idéia de uma unidade dos países africanos. Ele informou que o Brasil é convidado de honra do festival, por ser o maior país de negros, atrás apenas da Nigéria, e por ser uma nação cuja formação artística tem como base a matriz africana. Para o coordenador da Unegro, a sociedade civil é o ator fundamental para criar condições e contribuir para a reflexão sobre o que pode ser empreendido para o renascimento africano. Estiveram presentes ao encontro Eduardo Brasil, representante do Fórum Permanente de Discussão das Religiões de Matriz Afro Brasileira, Ama Paula, da União das Escolas de Samba Paulistanas, membros da Comunidade Fala Negão, da Confederação Internacional de Capoeira, representantes dos terreiros de samba, entre outros representantes da comunidade afrodescendente.

alesp