ILP apoia evento contra corrupção


02/12/2010 18:49

Compartilhar:


A Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), realizará no Dia Internacional Contra a Corrupção, 9/12, um evento visando a estimular as iniciativas no combate às transgressões à administração pública. A celebração, aberta a toda a comunidade, ocorrerá no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa, a partir das 13h30. No evento serão debatidas questões pertinentes à data comemorativa, principalmente, no que diz respeito aos mecanismos de controle e combate às contravenções no serviço público.

As possibilidades e desafios do controle social serão apresentados aos participantes da solenidade pelo professor Marco Antonio Carvalho Teixeira, do Departamento de Gestão Pública da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-Eaesp). Já o chefe da Controladoria Regional da União no Estado de São Paulo " órgão subordinado à CGU ", Nivaldo Germano, discorrerá sobre os desafios do controle interno na prevenção e no combate à corrupção.

Durante a celebração do Dia Internacional Contra a Corrupção, será realizada a premiação dos vencedores do 4º Concurso de Desenho e Redação CGU, que teve como tema "Como será o futuro do Brasil com o dinheiro público bem aplicado?" Do concurso participaram alunos do ensino fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) " antiga suplência ", das escolas públicas e privadas de todo o país. Essa iniciativa tem por objetivo despertar o interesse pelo controle social, a ética e a cidadania por meio da promoção da reflexão sobre esses temas no ambiente escolar.

A Controladoria-Geral da União é o órgão do governo federal responsável por assistir ao presidente da República quanto aos assuntos relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, combate à corrupção e ouvidoria.

O Instituto do Legislativo Paulista é um centro multidisciplinar de estudos, capacitação e políticas públicas que subsidia os trabalhos parlamentares e ações legislativas na área de políticas públicas, e oferece diversos cursos, todos eles gratuitos voltados aos servidores públicos e ao público em geral.

alesp