Notas de Plenário


24/01/2007 16:12

Compartilhar:


Comissão de representação

Ricardo Castilho (PV) cumprimentou o presidente Lula por sua reeleição e pelo novo programa de desenvolvimento apresentado, e também José Serra pelo início de sua gestão no governo do Estado. "Já estive em algumas secretarias e fui atendido, pelo menos, com imparcialidade e atenção, o que não acontecia na administração anterior", comparou. O deputado também felicitou o prefeito Gilberto Kassab e todos os paulistanos pelos 453 anos do município. Por fim, Castilho considerou adequada a formação de uma comissão de representação para acompanhar o acidente ocorrido no metrô, inclusive como forma de prevenir que fatos semelhantes venham a ocorrer.

Banco de Alimentos

Hamilton Pereira (PT) prestou homenagem ao Banco de Alimentos de Sorocaba, parceria entre a Ceagesp, o Sindicato dos Metalúrgicos, o Sesi e a Ete Rubens de Faria e Souza. "Os alimentos que sobravam depois de encerrado o horário de comercialização iam para o lixo. Agora, são recolhidos, beneficiados, embalados e distribuídos para 200 entidades que prestam auxílio a 10 mil pessoas carentes", explicou. Segundo o deputado, em um ano de existência, o Banco de Alimentos distribuiu 487 toneladas de alimentos.

Parlamento forte

A fragilidade do Poder Legislativo no Brasil e em outros países da América Latina, como Bolívia, Venezuela e Argentina, foi comentada por Mauro Bragato (PSDB) em um balanço que fez da atual legislatura, que termina em março. No mesmo sentido, o Plano de Aceleração do Desenvolvimento (PAC) recebeu críticas por ter sido lançado por medida provisória, o que ressalta a fragilidade do Legislativo no modelo de democracia adotado no país. "Nosso papel como deputados é dar um passo à frente, para que o maior parlamento estadual brasileiro possa mostrar um novo caminho para o Legislativo".

Derrubando o veto

Voltando ao plenário, Hamilton Pereira comentou o veto do governador ao PL 405/01, de sua autoria, que tem por objetivo a criação do Programa de Saúde Mental dos Agentes de Segurança Penitenciária. "Essa categoria é a que mais sofre quando há rebeliões, casos em que os agentes, feitos reféns, sofrem torturas físicas e psicológicas, que invariavelmente deixam seqüelas", explicou. Hamilton pediu apoio a seus pares para derrubar o veto de Serra.

Escola da Família

Luís Carlos Gondim (PPS) afirmou que o programa Escola da Família foi suspenso em 50% das escolas da rede pública, o que, segundo ele, é inoportuno. "Principalmente em áreas de risco, o programa é uma alternativa de esporte e lazer para os jovens, que, sem essa opção, ficam à mercê dos traficantes de drogas". Para Gondim, a economia de R$ 240 milhões com a redução da amplitude do programa representará prejuízos sociais muito maiores.

Sobram perguntas

Analice Fernandes (PSDB) comentou o acidente na estação Pinheiros da linha 4 do Metrô: "Vidas foram perdidas, dano impossível de ser reparado, mesmo que se apontem e se punam os culpados e que as indenizações pagas sejam justas", afirmou a deputada, ao se solidarizar com as famílias das vítimas e cobrar o esclarecimento das causas do desabamento. "Fico impressionada", disse Analice, "com a aridez embutida em diversas autoridades, que se apressam em dar explicações (sobre o acidente)". Para Analice, sobram perguntas e suposições e faltam respostas, mas a obra não pode parar, pois penalizaria a população de São Paulo.

Rumo a Brasília

Eleito deputado federal, o deputado Cândido Vaccarezza (PT) despediu-se da Assembléia Legislativa. "É motivo de honra dirigir-me ao povo de São Paulo depois de seis anos de mandato", afirmou Vaccarezza, agradecendo aos eleitores. Ele lembra que quando chegou à Alesp já tinha muitos amigos, tanto na bancada do Partido dos Trabalhadores quanto nos demais partidos e entre os funcionários. Vaccarezza disse que parte com um misto de alegria e de tristeza. Tristeza por deixar o Parlamento de São Paulo, e alegria por ter tido a confiança do povo que o levou à Câmara dos Deputados. "Vou estar lá em Brasília, ajudando o Lula a fazer um segundo mandato ainda melhor que o primeiro". Vaccarezza foi cumprimentado por diversos deputados: Antonio Mentor, Sebastião Almeida e Hamilton Pereira, do PT, Analice Fernandes (PSDB) e Valdomiro Lopes (PSB).

alesp