Moradores temem tragédia em conjunto da CDHU


16/06/2011 18:00

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Rui Falcão (PT), enviou nesta quinta-feira, 16/6, Requerimento de Informação ao secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres, comunicando que moradores que ocuparam prédios inacabados da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), na região do Campo Limpo, na capital, temem uma tragédia no local.

O envio do requerimento foi combinado com os próprios moradores, em reunião no dia 8/6, na Assembleia Legislativa, quando trouxeram a denúncia, comprovada por fotos, à assessoria do deputado. De acordo com os moradores, os prédios do Conjunto Habitacional Santo Amaro, no Jardim Leônidas Moreira, localizados em frente ao Centro Educacional Unificado do Campo Limpo, foram ocupados entre 1998 e 1999. Atualmente residem no local 580 famílias.

Por se tratar de uma ocupação, a CDHU não permite que as concessionárias de serviços públicos levem serviços regulares de energia elétrica, abastecimento de água e saneamento básico. "A gente se vira como pode. Tudo lá é gato (ligação clandestina), seja de luz ou água e o esgoto corre a céu aberto", denunciou a líder comunitária Antônia Rosângela Santos Mendes. "As ligações clandestinas de luz e o consequente risco de incêndio é um dos problemas que mais nos preocupa", acrescenta.

"O Conjunto Habitacional Santo Amaro não possui nenhuma infraestrutura referente a saneamento básico e energia elétrica. Conforme a informação dos moradores e fotografias anexadas ao presente pedido, além da ausência de prestação de todos os serviços essenciais, não existe política de urbanização da área", observa Rui Falcão. Por isso pergunta quais medidas de política urbana serão adotadas e como a Secretaria da Habitação pretende solucionar o problema.

Rui Falcão lembra no requerimento que os moradores pedem à CDHU que reforme os prédios, regularize os serviços essenciais de luz, água, saneamento básico e urbanize o local. Como contrapartida, estão dispostos a negociar o pagamento por estes serviços.



rfalcao@al.sp.gov.br

alesp