Sessão do Parlamento Jovem 2006 será realizada no dia 24 de novembro

A lista dos 94 deputados jovens selecionados para a edição deste ano foi divulgada no dia 31/10
01/11/2006 19:48

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa realizará no dia 24/11 a 8ª edição do Parlamento Jovem Paulista. Numa sessão especial no plenário Juscelino Kubitschek, 94 jovens estudantes do ensino fundamental substituirão os deputados estaduais, formarão chapas para concorrer à Mesa Diretora, votarão e terão direito à palavra para apresentar seus projetos de lei.

Nos mesmos moldes de uma sessão plenária, os deputados jovens devem seguir as regras fixadas no Regimento Interno do Parlamento Jovem. No dia do funcionamento do Parlamento Jovem, a Mesa Diretora assume a direção inicial dos trabalhos no plenário. Aberta a sessão, os 94 deputados jovens, assim como acontece na primeira sessão legislativa dos parlamentares efetivos, fazem o juramento de posse e elegem a Mesa Executiva, composta por presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. A seguir, os estudantes defendem seus projetos na tribuna, que depois serão votados pelos colegas.

Desde sua 1ª edição, realizada em 1999, o Parlamento Jovem tem o objetivo de estimular o envolvimento dos estudantes com as questões ligadas ao dia-a-dia da comunidade. Para participar do evento, os estudantes precisam confeccionar projetos de lei e inscrevê-los para a apreciação da comissão especial do Parlamento Jovem.

Os estudantes devem optar por um dos 12 partidos temáticos: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública.

O Parlamento Jovem mobiliza em anos alternados estudantes do ensino fundamental e do ensino médio. A edição de 2006 é voltada exclusivamente para estudantes da 5ª à 8ª série do ensino fundamental. Foram inscritos neste ano 329 trabalhos.

Os deputados jovens de 2006

A lista dos 94 deputados jovens selecionados para a edição deste ano foi divulgada na última terça-feira, 31/10. Entre os classificados, 78 são alunos de escolas do interior do Estado, 14 são de municípios da Grande São Paulo e 2 da capital. A maior parte é composta por alunos de escolas públicas, 64. Como aconteceu nas edições anteriores, a bancada feminina tem a maioria, com 49 deputadas.

Em todas as edições do Parlamento Jovem, a educação foi o tema preferido pelos participantes. Este ano, o Partido da Educação continua tendo o maior número de propostas selecionadas " 30 projetos de lei. O Partido da Natureza continua tendo a segunda maior bancada (14 em 2004 e 16 em 2006), revelando a preocupação dos estudantes com a preservação do meio ambiente. A saúde também foi um tema que despertou a atenção dos participantes, tendo feito a terceira maior bancada " 12 projetos de lei do partido foram escolhidos. Já o Partido dos Direitos Humanos reduziu o número de representantes de 10, em 2004, para seis, na atual edição.

alesp