Parlamento Jovem recebe 267 trabalhos


25/10/2000 19:42

Compartilhar:


A edição do Parlamento Jovem 2000, iniciativa da Assembléia Legislativa de São Paulo, que possibilita que estudantes de 5.ª a 8.ª série, de escolas públicas e particulares, assumam as funções de deputados estaduais durante uma sessão plenária, encerrou a fase de inscrição dos trabalhos. Segundo a comissão de organização, 267 alunos se inscreveram no concurso. Os trabalhos serão agora analisados pela comissão. Ela terá que escolher 94 trabalhos, que corresponde ao número de cadeiras do Parlamento paulista. A lista dos deputados jovens será divulgada entre os dias 6 e 10 de novembro. A sessão de plenário está marcada para o dia 24 de novembro.

A proposta do Parlamento Jovem, que teve sua primeira edição ano passado, tem dois objetivos: estimular os jovens a ter uma visão de alguns aspectos da democracia participativa e que eles conheçam as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. Entre as atividades desenvolvidas, estão a eleição da Mesa Diretora, a discussão e a aprovação de projetos.

O Parlamento Jovem é organizado em 12 partidos temáticos, entre eles Educação, Segurança Pública, Emprego e Natureza. Com o auxílio de professores, colegas e familiares, os alunos discutem e escrevem os projetos de lei de acordo com a organização dos partidos. Ou seja, se o estudante propor um projeto para a Educação, por exemplo, ele será filiado ao Partido da Educação.

Os 267 projetos ficaram assim distribuídos: Agricultura (15); Cultura (15); Defesa do Consumidor (4); Direitos Humanos (28); Educação (66); Emprego (21); Esportes (20); Habitação (3); Juventude (13); Natureza (47); Saúde (21), Segurança Pública (14). Levantamento inicial da comissão de organização mostrou que os projetos do Partido da Educação se preocuparam em melhorar a qualidade do ensino e aumentar a permanência do aluno na escola. O Partido dos Direitos Humanos, por sua vez, apresentou projetos para melhorar o atendimento aos deficientes físicos, e o Partido da Natureza para defender o meio ambiente.

Os critérios para seleção dos projetos são os seguintes: formato padrão de projeto de lei; correção gramatical; clareza; pertinência ao tema do partido; originalidade; e viabilidade. De acordo com o presidente da Assembléia, deputado Vanderlei Macris (PSDB), "o número de projetos apresentados mostra que o Parlamento Jovem 2000 repetirá o sucesso da primeira edição, quando os estudantes apresentaram projetos de alta qualidade e demonstraram grande desenvoltura em plenário".

alesp