Diretor da ANP mostra à CPI dos Combustíveis que 14% dos combustíveis do Estado são adulterados


24/05/2001 15:16

Compartilhar:


A CPI dos Combustíveis, constituída para apurar irregularidades no mercado de combustíveis, recebeu terça-feira passada, 22/5, na Assembléia Legislativa de São Paulo, o diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Luiz Augusto Horta Nogueira.

Em seu depoimento, Horta apresentou a constatação de que cerca de 14% dos combustíveis comercializados no Estado de São Paulo são adulterados. Os dados se mostram ainda mais alarmantes se considerarmos que na região da Grande São Paulo o índice de adulteração chega a 25% do total. Esse levantamento foi realizado em parceria com algumas universidades, que ajudaram a colher amostras em postos de combustível e, após analisá-las, encaminharam relatórios à ANP.

Para o relator da CPI, deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS), é intolerável este elevado índice de adulteração.

"A ANP dispõe de apenas 60 fiscais em todo o Brasil. Em São Paulo, que representa 30% do mercado nacional, são apenas cinco fiscais responsáveis pelo monitoramento de cerca de 8 mil postos de combustível. Já recebemos várias denúncias e a CPI, baseada em diversas informações recolhidas, irá apertar o cerco", concluiu.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Arnaldo jardim - 3886- 6834/6838)

alesp