Deputado elogia programa de planejamento familiar


29/05/2007 11:21

Compartilhar:


O deputado Luis Carlos Gondim (PPS) avaliou como bastante positivo o Programa Nacional de Planejamento Familiar anunciado na segunda-feira, 28/5, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo. A proposta, lembra o parlamentar, inclui uma ampla campanha de esclarecimento e estímulo ao planejamento familiar, além da distribuição de material educativo sobre os diferentes métodos de contracepção.

Gondim, que também é médico ginecologista, lembra que em maio de 2003 encaminhou ao presidente Lula moção sobre a necessidade de se colocar em prática um programa educativo de planejamento familiar, contendo informações e noções básicas necessárias para que casais tenham a possibilidade de formar uma família de acordo com as condições sócio-econômicas de que disponham.

"Estou muito feliz com o programa anunciado pelo presidente e por ter participado dele, de certa forma, pois pude, através de meu trabalho, mostrar os caminhos para tornar menos sofrida a vida de um grande número de brasileiros", avalia.

Ele considera chocante o fato de famílias com seis, oito ou dez filhos estarem passando fome e sofrendo de numerosas doenças, "fruto da completa desinformação sobre os métodos anticoncepcionais naturais e artificiais", afirma. Além disso, refere-se à falta desses medicamentos, para a população mais pobre: "Eles deveriam estar disponíveis, gratuitamente, nos postos de saúde", avalia.

Medidas

Gondim elogia as medidas anunciadas pelo presidente Lula no Programa Nacional de Planejamento Familiar como o Farmácia Popular, a campanha publicitária de esclarecimento e estímulo ao planejamento familiar, o Programa de Saúde da Família e a inclusão da morte materna no Sistema de Detecção de Emergências Epidemiológicas. Destaca, também, o programa de Humanização do Atendimento, a abertura de linha de financiamento para maternidades que prestam serviços ao SUS, além de liberação de verba para qualificação de profissionais que atuam nas emergências obstétricas.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp