Ourinhos ganhou ONG para defender meio ambiente

Jaracatiá: árvore símbolo do município dá nome a instituto ambiental
26/04/2002 10:00

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Assembléia realizada na noite de segunda-feira, 22/4, na Casa do Expositor do parque "Olavo Ferreira de Sá" formalizou a criação do Instituto Ambiental Jaracatiá do Vale do Paranapanema.. Membros de um grupo de idealistas que deu início ao projeto foram eleitos para compor a secretaria executiva e os conselhos fiscal e diretor da nova organização não-governamental. "Estou emocionada com este momento, pois sinto que estamos iniciando uma grande luta pela preservação do meio ambiente em nossa região", declarou Elisabete Silvia Pocay da Silva, presidente eleita da nova ONG.

A mesa diretora dos trabalhos foi composta pela presidente, autoridades e representantes da sociedade civil organizada, entre eles o prefeito municipal de Ourinhos, Claudemir Alves da Silva; o deputado Claury Alves da Silva (PTB); o vice-prefeito Gilberto Severino; o presidente da Sociedade Rural do Vale do Paranapanema (Sorvale), Roberto Gandolpho Constante; e o jornalista Geraldo Machado, representando a imprensa regional. A mesa contou também com a participação ilustre do arcebispo de Manaus, Dom Luís Vieira, que estava em visita a Ourinhos, e abençoou a entidade no final da assembléia. Além da eleição de seus membros, foi aprovado o estatuto social do IAJVP, cujos objetivos vão do planejamento de ações e projetos que levem à preservação do meio ambiente à conscientização da sociedade sobre hábitos ecologicamente corretos.

Vários dos presentes discursaram em favor da causa ambiental. O deputado Claury embasou sua fala nas catástrofes ambientais de maior repercussão no mundo, lembrando que o meio ambiente responde ao mau uso dos elementos naturais pelo homem. O parlamentar citou um trecho do livro "Estatutos do Homem", de Thiago de Mello, em que o poeta e escritor destaca a importância do amor à natureza.

Alunos do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Municipal de Educação e da Faculdade Estácio de Sá, que desenvolvem trabalho acadêmico na área de meio ambiente, participaram da assembléia. A Equipe de Canoagem de Ourinhos (ECO), que realizou diversas ações de limpeza de rios e lagos e tem objetivos sociais de preservação ambiental, também compareceu à reunião.

alesp