Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial


15/06/2005 12:25

Compartilhar:


Movimentos sociais de todo o Estado participam, na próxima sexta-feira e sábado, dias 17 e 18/6, da 1ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O encontro será no Palácio dos Bandeirantes, com abertura às 14h, e presença da secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ministra Matilde Ribeiro, e do deputado Simão Pedro (PT).

Após a solenidade, a ministra e o secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Hédio Silva Junior, apresentam o painel "Estado e Sociedade Promovendo a Igualdade Racial".

Na fase preparatória, foram realizadas oito conferências municipais e sete regionais, nas centrais de Araraquara, Baixada Santista, Grande ABC, Osasco e Região, Campinas e Guarulhos e Região. O processo elegeu 1.000 delegados, sendo 112 do governo do Estado, 288 indicados pelos governos municipais e 600 da sociedade civil. O Estado de São Paulo tem direito a 102 vagas para a Conferência Nacional, que acontece de 30 de junho a 2 de julho, em Brasília.

"A Conferência paulista é o resultado do esforço de muitos militantes que lutam pelo fim de qualquer forma de preconceito e discriminação. É um espaço de afirmação da igualdade, da valorização das diferentes culturas, de intercâmbio e troca entre as mais diferentes raças". O deputado ainda afirmou que a Conferência é fundamental para a definição de uma agenda para os movimentos. "A partir desse diálogo podemos encontrar a melhor forma de construir um processo de superação das desigualdades raciais", considera.

spedro@al.sp.gov.br

alesp