Deputado atua para equacionar dívidas de citricultores


19/09/2008 18:05

Compartilhar:


A Secretaria Estadual da Agricultura planeja constituir um grupo de trabalho para analisar a situação dos citricultores do Estado diante das dívidas contraídas por eles junto aos bancos e fornecedores do insumo (fertilizantes, defensivos e máquinas). Devido ao baixo preço da laranja, os produtores afirmam que estão impossibilitados de honrar os seus compromissos.

Em audiência solicitada para tratar do assunto pelo deputado estadual Davi Zaia (PPS), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura, o secretário João de Almeida Sampaio Filho se comprometeu a constituir o grupo de trabalho para encontrar saídas, como o refinanciamento, reescalonamento ou consolidação da dívida junto à Nossa Caixa (ou ao Banco do Brasil, no caso de incorporação do banco público estadual), para possibilitar aos produtores pagarem o que devem.

"O secretário assumiu o compromisso de constituir esse grupo de trabalho. Primeiro vai ser preciso fazer um levantamento do montante da dívida para estudar as alternativas possíveis", disse Davi Zaia. O deputado também irá encaminhar ao governador Serra um pedido de audiência com os produtores para tratar da questão.

No encontro com o secretário, o deputado Davi Zaia (PPS) tratou do processo de implantação da Consecitrus (Conselho da Citricultura). Segundo Zaia, a secretaria praticamente já tem os estudos prontos para a constituição do conselho.

Como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura, o deputado disse que irá organizar uma reunião na Assembléia Legislativa com os demais integrantes da frente para convencer todos os setores da cadeia produtiva a participar do conselho, principalmente a indústria de sucos.



dzaia@al.sp.gov.br

alesp